Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Eucharis Lirio

Espécie vegetal herbácea, perene e bulbosa pertencente à família Amarilidácea, muito utilizada como planta ornamentaria. É o resultado do cruzamento natural entre Eucharis moorei e Eucharis sanderi. Seu habitat é distribuído do oeste da Colômbia ao oeste do Equador, na América do Sul.

Suas flores apresentam as formas de uma estrela, são brancas, com o miolo amarelo e contém folhas verdes escuras brilhantes. São ótimas para serem cultivadas em interiores, afinal não necessitam, e não é recomendado, que tenha luz solar diretamente nela, apenas um local arejado e iluminado naturalmente é o bastante para que ela possa florescer.

Por isso, faz muito sucesso em apartamentos, pois um dos grandes problemas para quem não têm quintal é exatamente o fato de não haver lugar para o plantio, porém essas flores são deslumbrantes e comportam o cultivo na sala, na copa, no quarto, no local da casa que preferir, contendo as características no ambiente necessárias.

Ela também é conhecida pelos nomes estrela-dalva, estrela-de-belém e estrela-da-anunciação.  Seus bulbos arredondados podem chegar a medir até 6 cm de diâmetro, suas flores podem apresentar racemos de 3 a 6 unidades já sua folhagem poderá chegar a 40 cm de comprimento, são grandes realmente grandes, a haste floral pode chegar até 70 cm de altura.

Eucharis grandiflora

Local ideal para plantar o Lírio-do-Amazonas
No interior de casas e apartamentos é um bom local, como já citado, deve-se colocar em ambientes iluminados e ventilados, já no jardim procure uma região que contenha sombra, pois ela necessita sim da luz solar, porém não diretamente nela.

Para que possa se tornar um objeto de decoração procure colocar em vasos de cores alegres que combine com a pintura da casa e mesmo com as cores destes lírios, saiba que poderá florescer até três vezes no ano, e mesmo no período sem flores as hastes juntamente com as folhas são um deslumbre ideal para casas com ambientes rústicos, mas combinam com qualquer tipo de decoração, basta deixar a imaginação.

A Importância de se ter plantas dentro da nossa casa
Saiba que as plantas apresentam a função de manter oxigenado e assim muito saudável, pois as plantas realizam a fotossíntese, extraindo das moléculas de água o oxigênio sendo que estas substâncias (oxigênio) é liberado para o ar, portanto procure desenvolver o hábito de colocar vasos de plantas em locais estratégicos da casa, pois além de ser uma aposta certeira para deixar o cômodo bonito também é uma aposta na qualidade do ar e vitalidade do ambiente, sem contar que traz alegria e vida para casa.

Tome cuidado com o uso de produtos de limpeza e químicos, como aqueles aromatizantes que são espirrados no ar para deixar com odor agradável, pois deve evitar espirrar sobre as plantas, poderá contribuir com sua morte, afinal são substâncias químicas. Outro fator que poderá causar alterações em seu desenvolvimento, a fumaça de cigarro, evite fumar perto delas.

lírio-do-amazonas

Solo ideal
Devem ser cultivadas em vasos, a composição necessária de terra argilo-arenoso é por meio de uma mistura, 2 partes de terra, duas parte de terra argilosa, uma de composto orgânico e uma de areia, sempre adubar é o segredo, e quando elas estiverem florescendo poderá colocar, seguindo as orientações de uso, farinha de ossos, assim irá estimular o florescimento.

Cuidados necessários para o plantio correto
No momento de colocar os bulbos no vaso de escolha deve ter atenção na quantidade de terra, pois não é necessário o excesso, apenas tenha delicadeza em colocar um punhado de terra ao redor do substrato.

No plantio tenha também cuidado em colocar os bulbos com espaçamento de aproximadamente 40 a 50 cm, para que assim quando começar a crescer um não enrosque no outro e a raiz tenha espaço suficiente para seu desenvolvimento, pode-se colocar entre 3 á 4 bulbos.

Como cuidar do Lírio-do-Amazonas
Assim como qualquer outra planta este Lírio necessita de cuidados diários, embora não necessite aguar muito, pois o bulbo apodrece com facilidade, também têm que ter cuidado para não se esquecer de aguar, em pequenas doces, principalmente em dias muito quentes, utilize um pulverizador para este fim.

Eucharis_grandiflora1

Como se desenvolvemos estes lírios
Estas plantas apresentam uma forma particular de se propagar, ocorre pela divisão dos bulbos mais velhos. Este feito deve ser realizado no período do ano que vai entre o final do inverno e inicio da primavera.

Com cuidado retire as plantas do vaso ou do canteiro que estiver inserida, assim com delicadeza lave os bulbos e retire toda terra contida nestes, assim poderá realizar a separação dos bulbos sem a possibilidade de quebrar, lembre-se que levara muito tempo o processo de recuperação e formação de broto, caso ocorra alguma agressão no bulbo.

É possível que em alguns momentos eles murchem de forma inesperada, mas deve-se ter paciência, retirar os bulbos e conservar, pois quando o tempo está muito quente eles podem sofrer como qualquer outro tipo de flor.

Após morrerem devem continuar aguando pelo período de 3 meses, após para de colocar água e espere que as hastes da mesma sequem completamente, assim retire as hastes do vaso, coloque-as dentro de um saquinho plástico com furos para que ocorra passagem de ar, preenchido com material inerte, exemplo perlita que esteja úmido. Insira, mesmo que pareça estranho, este saquinho o local da geladeira que é menos fria, ou seja, no mesmo local que é conservado as verduras, conserve durante 4 meses.

Eucharis-grandiflora_YY

Durante este tempo mantenha o saquinho úmido, e tenha cuidado para que nenhum objeto entre em contato, pois poderá agredir os bulbos conservados no saquinho, se ferir poderá desenvolver fungo e assim perde-se o mesmo.

Quando este tempo (4 meses) se passar retire da geladeira e plante novamente, cuide para que os primeiros 10 dias se mantenha em local fresco e arejado, assim o ambiente está propicio para seu crescimento.

Quando estiver surgindo os brotinhos mude o vaso para o local mais iluminado que poder, porém lembre-se que os raios solares não devem incidir diretamente neles, regue apenas quando a terra estiver seca, com cuidado, e não coloque muita água, pois se trata de broto, é mais sensível, portanto poderá apodrecer com mais facilidade.

Pronto, aguarde que o seu lírio do amazonas retome o crescimento e mantenha os cuidados sempre, vale a penas. Para encontrar deve consultar em lojas de jardinagem que seja especializada, pois não é comum encontrar em qualquer local.

teka 08

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Maira Fernanda Momesso 
    Tuesday, 18. April 2017

    Tenho a planta há 13 anos e nunca ela deu uma flor. Eu trouxe uma muda para mim em outra região. Ah esqueci de comentar no meio da folhas dela tem um tipo de ferrugem, é como se ela secassse.

Comente sobre o post