Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Convallaria_majalis_00

O lírio-do-vale, também conhecido por lírio-do-brejo, convalária, lírio-convale e lírio-de-maio, é um planta rizomatosa e de pequeno porte, alcançado cerca de 25 cm de altura. É uma planta originária da Ásia e Europa e pertence à família Ruscacee.

Seu rizoma é horizontal, espesso e responsável pelo espalhamento da planta. As folhas crescem aos pares, elas são muito largas, lisas, brilhantes e apresentam forma oval. Sua disposição ereta e sua leve concavidade facilitam o rápido escoamento da água até as raízes da planta.

As florzinhas brancas, delicadas e perfumadas despontam pendentes em inflorescências eretas. Estas flores são cerosas, em forma de sino e formam-se na primavera.

Ricas em néctar, elas são muito atrativas para as abelhas. Os frutos que se seguem à polinização são bagas pequenas e vermelhas, com sementes duras.

O lírio-do-vale é uma planta apropriada para canteiros e bordaduras em locais sombreados, da mesma forma que torna-se uma excelente forração onde a grama não vegeta por conta da umidade e da sombra.

É uma planta muito rústica e exige pouquíssima manutenção depois de bem estabelecida. Pode ser plantada em vasos, jardineiras ou como flor-de-corte, para a confecção de buquês.

convallaria-majalis-var.-rosea-1Convallaria majalis ‘Rosear’

Convallaria majalis ‘Aureo-variegatum’Convallaria majalis ‘Aureo-variegatum’

Convallaria majalis ‘‘Prolificans’Convallaria majalis ‘Prolificans’

Convallaria majalis 'Variegata'Convallaria majalis ‘Variegata’

Ocorrem ainda variedades como: ‘Rosear’ (de flores rosadas), ‘Aureo-variegatum’ (de folhas verde-amarelas), ‘Prolificans’ (de flores dobradas) e ‘Variegata’ (com folhas verdes de listras brancas). Esta planta pode se tornar invasiva em algumas situações.

Das flores do lírio-do-vale extraem-se essências utilizadas na indústria da perfumaria. Já a indústria farmacêutica aproveita a planta inteira na fabricação de medicamentos indicados para doenças cardiovasculares.

Seu cultivo deve ser à meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não aprecia adubações químicas.

A poda das folhas no final do inverno estimula a renovação da folhagem. É uma planta tolerante a pequenos períodos de estiagem e aprecia o clima ameno.

janela azul

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Gostei da explicação. Tenho esta planta no jardim e não sabia nada sobre ela.
    Obrigado pela informação.

Comente sobre o post