Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dicksonia sellowiana xaxim

Origem: Brasil
Seu cultivo pode ser isolado ou em grupos em jardins amplos. Deve ser cultivada em solo bem úmido e bem enriquecido com matéria orgânica
Aprecia o clima quente e úmido e pode ser plantada à meia sombra ou pleno sol
A irrigação deve ser frequente e abundante desde que o solo seja bem drenado.
Fácil de ser cultivada mas não suporta ventos fortes
Adubação: use mensalmente matéria orgânica
Curiosidade: suas folhas podem apresentar também um leve tom avermelhado. Multiplica-se através de seus esporos.

Há muito tempo o homem usufrui de recursos naturais em nosso planeta Terra de maneira não sustentável.

A Dicksonia Sellowiana é uma planta nativa da Mata Atlântica, conhecida popularmente como Samambaia-açu, cujo tronco se extrai o Xaxim, utilizado na fabricação de vasos e substratos , está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção pelo corte indiscriminado e comércio indevido. Em 2001, uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – passou a proibir a extração dessa espécie vegetal, nos estados do Sul do país, em especial, Santa Catarina, local de maior ocorrência dessa exploração.

Seu crescimento é muito lento, geralmente entre 5 a 8 cm por ano e estima-se que para  produzir um vaso de 50cm de diâmetro é necessário extrair uma planta com idade mínima de 50 anos.

Devido a sua singular beleza costuma ser utilizada na ornamentação de jardins, mas suas mudas devem ser sempre originárias de plantas cultivadas e não extraídas do ambiente natural.
Com a consciência de que é preciso preservar esta espécie, o coxim é o primeiro vaso de fibra de coco do Brasil, um produto orgânico, 100% natural, biodegradável, que vem substituir o Xaxim para deixá-lo intacto na Mata Atlântica.

flowers39

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post