Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nome Técnico: Pteris cretica L.
Nomes Populares : Samambaia-prata, pteris
Família : Pteridophyta – Família Pteridaceae
Origem: Originária de da América Tropical,

Samambaia de pequeno porte com uma altura que chega a 30 cm. Possui folhagem vistosa e delicada. Os folíolos são alongados em forma de lança, com bordas lisas, denteadas e ou onduladas. Uma das variedades mais apreciadas apresenta uma faixa central branca-prateada no centro dos pecíolos. É uma planta bastante adequada para ambientes internos bem iluminados, seja em vasos, jardineiras, vasos ou externamente como epífitas, presa a troncos de árvore ou no chão, junto com outras plantas de sombra. Devem ser regadas frequentemente.

Como a maioria das samambaias devem ser cultivadas a meia-sombra ou sombra. É bastante exigente em matéria orgânica e irrigação. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser multiplicada divisão de touceiras.

Substrato e adubação: O substrato desta planta é o mesmo que usamos para as outras samambaias, composto vegetal feito com detritos de cozinha e jardim, poderá fazer o seu em casa.
Este composto poderá ser misturado à turfa, pó de casca de coco e areia e usado no chão ou nos vasos, quando for trocar a planta ou fizer muda.
Se usar a casca do coco, não se esqueça de deixar de molho alguns dias para extrair os compostos que podem prejudicar a planta.

Plantio no vaso: Use um vaso de boca larga, não precisa ser fundo.
Coloque no fundo um pedaço de manta não tecido ou pedrinhas, acrescente areia e parte do substrato.
Acomode a muda no vaso, preencha com mais substrato e regue bem.
Para reposição de nutrientes, use uma colher de sopa de adubo granulado formulação NPK 10-10-10, colocando em 2 litros de água, sacudindo bem para dissolver. Regue com esta mistura, cerca de um copo por vaso, apenas o substrato.
Este deverá estar bem úmido para melhor absorção pelas raízes.

Propagação: Para fazer a propagação desta planta será preciso retirá-la do vaso e separar a touceira com cuidado, deixando sempre raízes para que possa se desenvolver. Replantar no tipo de substrato recomendado e regar, manter em cultivo protegido e à sombra.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post