Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




P.wandaetexto01

Habitat: Papua – Nova Guiné

Platycerium wandae e Platycerium Willhelminae Reginae são as mesma planta a classificação como Platycerium wandae foi feita em 1902 e Platycerium Wilhelminae Reginae em 1905, por isso o nome dessa espécie é Platycerium wandae, mas é conhecido também como Platycerium Wilhelminae por muitos cultivadores, essa planta é considerado a maior do gênero, o que diferencia ela do Platycerium grande, Platycerium holttumii e Platycerium superbum é a área franjada que possui envolvendo o rizoma, quando jovem essas 4 espécie tem a mesma aparência ficando difícil de identificá-las. Desta quatro espécies o Platycerium wandae produz folhas férteis mesmo sendo jovem, as outras três espécies demoram em ficar adulto e produzir folhas férteis em torno de seis anos ou mais. Platycerium wandae se reproduz somente por esporos.

Folhas de proteção a parte superior tem lóbulos divididos em duas partes alongadas e irregulares, formato de ninho, espalhando-se e pendendo para frente, a parte mais baixa é arredondada e fortemente prensada as folhas velhas, a borda do interior, perto do rizoma é irregular e franjada e crespa, possuem coloração verde, podem chegar a medir até 2m de altura por 2,10m de largura.

Folhas férteis crescem aos pares, são pendentes, cada folha divide-se irregularmente em dois ramos, um deles é cuneiforme e curto onde fica a mancha de esporos e o segundo continua e forma forquilhas com varias divisões, podem chegar a medir até 1,50m de comprimento .

Cultivo: Platyceruim wandae gosta de muita luminosidade em torno de 50 a 40% de luz, alta umidade e uma boa ventilação, evitar deixar a planta encharcada que tende a apodrecer, no verão pode deixar o substrato sempre úmido, diminuindo a rega no inverno. O seu cultivo é considerado fácil.

Observe as franjas que recobrem o rizoma do Platycerium wandae só esta espécie possui, isto diferência ela do P.grande, P.holttumii e P.superbum que não possui este tipo de franjas que recobre o rizoma.

bird10

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post