Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nephrolepsis

Nome Científico: Nephrolepis Polypodium
Nome Popular: Samambaia Lâmina-de-espada
Origem: Cosmopolita tropical
Ciclo de Vida: Perene

As samambaias são em geral plantas herbáceas, rizomatosas com folhas longas, subdivididas em folíolos que podem ser lisos ou rendados. De coloração verde, com diversas tonalidades, podem ser mais eretas ou mais pendentes dependo da espécie e variedade. Normalmente formam touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Apresentam tamanhos muito variados, para todos os gostos e ambientes.

Luminosidade – A iluminação ideal para as samambaias em geral é a meia-sombra, salvo em algumas exceções. São plantas rústicas e que não gostam de frio. Os vasos devem ser irrigados frequentemente, porém devem ser bem drenados.

Adubação – Aplique adubo líquido de duas em duas semanas às plantas em crescimento ativo cultivadas numa mistura à base de turfa. Se a mistura for à base de terra adube de quatro em quatro semanas.

Envasamento e reenvasamento – Use uma mistura de envasar à base de turfa ou uma combinação de mistura à base de terra e de terriço de folhas em partes iguais. Quando as raízes de uma nefrolepe tiverem ocupado o vaso reenvase na Primavera, mudando a planta para um vaso do tamanho acima. Depois de atingido o vaso do tamanho máximo conveniente, retire a planta do vaso na Primavera, corte cuidadosamente algumas das raízes exteriores e volte a colocar a planta no mesmo vaso, depois de bem limpo. Junte a mistura fresca necessária.

Propagação – Propague estes fetos envasando uma pequena planta surgida na extremidade de um filamento que tenha enraizado. Use uma faca afiada para cortar o filamento a cerca de 5 cm da extremidade, separando assim a plantazinha com raízes. Plante-a num vaso de 8cm com a mistura adequada para plantas adultas e trate-a como tal. As plantas da espécie original podem também ser propagadas por esporos, mas trata-se de um processo muito lento. A propagação das variedades mais interessantes por esporos não é possível, visto nestas variedades os esporos serem estéreis.

Observações especiais – Por vezes, nas variedades muito plumosas da N. exaltata algumas frondes degeneram, tornando-se semelhantes às da espécie tipo. Corte as frondes longas que não sejam suficientemente segmentadas logo que surjam. Se lhes for permitido sobreviver, alastrarão e em breve toda a planta estará degenerada.

pássaro marrom

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post