Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nephrolepis_sp. (Small)

Samambaia ( Nephrolepis sp., Polypodium sp., etc.) – planta perene da família das Davalliaceae, Polypodiaceae , Pteridophyta nativa de diversas áreas, principalmente tropical. As samambaias são em geral plantas herbáceas, rizomatosas com folhas longas, subdivididas em folíolos que podem ser lisos ou rendados. De coloração verde, com diversas tonalidades, podem ser mais eretas ou mais pendentes dependo da espécie e variedade. Normalmente formam touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Apresentam tamanhos muito variados, para todos os gostos e ambientes. As samambaias fizeram e fazem muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Comumente é plantada em vasos de xaxim, fato este condenável atualmente, devido ao perigo de extinção do xaxim.

Algumas alternativas estão sendo estudadas em substituição a este substrato, como os vasos de fibra de coco, por exemplo. No entanto, os apreciadores das samambaias e outras epífitas, afirmam que estes substratos ainda não apresentam as mesmas qualidades do xaxim. Com certeza, em pouco tempo a ciência chegará a fórmula do substrato ideal, e ecologicamente correto. Até lá, é nosso papel respeitar o xaxim e experimentar novos substratos e combinações. A iluminação ideal para as samambaias em geral é a meia-sombra, salvo em algumas exceções. São plantas rústicas e que não gostam de frio. Os vasos devem ser irrigados frequentemente, porém devem ser bem drenados.

Nephrolepis_sp. (Small)

Samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata) – planta perene da família das Davalliaceae , Pteridophyta nativa do Chile, México, Japão e Nova Zelândia.
As samambaias paulistas são muito rústicas e podem ser plantadas diretamente no solo, à meia-sombra.
Com cerca de 40 cm de altura, e sua folhagem quase ereta, são plantas muito indicadas para forrações e para planta de corte compondo lindos buquês com flores.
É resistente ao frio e muito vigorosa, tornando-se planta invasora em muitos casos.
Como as outras samambaias, aprecia a umidade e o calor.

Pteris cretica
Samambaia-prata (Pteris cretica) – planta perene da família das Pteridaceae, Pteridophyta nativa da América Tropical.
Esta samambaia possui folhagem vistosa e delicada. Os folíolos são alongados em forma de lança, com bordas lisas, denteadas e ou onduladas. Uma das variedades mais apreciadas apresenta uma faixa central branca-prateada no centro dos pecíolos.
É uma planta bastante adequada para ambientes internos bem iluminados, seja em vasos ou em jardins de inverno.
Externamente pode ser cultivada em jardineiras, canteiros e vãos entre muros ou paredes preparadas para receber epífitas.
omo a maioria das samambaias devem ser cultivadas a meia-sombra ou sombra.
É bastante exigente em matéria orgânica e irrigação.
Não é tolerante o frio e as geadas.
Pode ser multiplicada divisão de touceiras.

cestinha-de-flores6

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    karoline 
    Wednesday, 11. July 2012

    amei o site consegui fazer o meu trabalho sobre plantas de ciencia

Comente sobre o post