Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




chifre-de-veado

A samambaia Chifre-de-veado é uma planta pendente como a samambaia, ela tem folhinhas um pouco aveludadas e bem flexíveis e é usada muito em decorações.

Neste artigo você vai conhecer e aprender mais sobre as características e como cultivar a samambaia chifre de veado.

O nome científico desta planta é Platycerium bifurcatum e pertence à família Polypodiaceae. É uma planta de clima Tropical e Subtropical.e seu clico de vida é perene.

Sua origem é da Nova Caledônia, Nova Guiné, Austrália e Ilha Sonda, Oceania e é uma planta cultivada especialmente em jardins tropicais, fixam-se em árvores, pedras e placas de madeira.

Há cerca de 18 espécies de Platycerium, alguns são muito raros e bastante exigentes, outros são comuns e fáceis de cuidar. É um planta muito rústica e suporta o frio, e que se prende a árvores e outros suportes. O Platycerium consiste basicamente em 3 partes: Raízes, Folhas e Folhas Estéreis ou Basais

Platycerium bifurcatum

O chifre de veado é uma planta herbácea epífita, com dois tipos distintos de frondes (folhas):
* Folhas da base: Folhas arredondadas que nascem verdes mas que com o tempo tornam-se amarronzadas, de fina espessura e que se aderem ao substrato.
* Folhas normais: Folhas mais espessas e firmes, ficam muito grandes e se bifurcam como os chifres dos veados.

Em algumas espécies de Platycerium a margem superior forma uma coroa aberta. Esta fronde é responsável pelo desenvolvimento da planta, uma vez que retira água e nutrientes do ar e servem para reter a queda de detritos, como insetos mortos e pedaços de material vegetal.

É neste ponto que a samambaia obtém seus minerais e outros nutrientes. Quando envelhece, uma nova fronde logo aparece para substituí-la.

As frondes férteis são grandes, pendentes, verde-escuras, com textura de couro e revestidas por uma camada fina e esbranquiçada, que lhe dá um aspecto aveludado de cor verde-prateado.

São profundamente recortadas, bifurcadas, formando verdadeiras armações parecidas com chifres de veado.

Platycerium bifurcatum

Como cultivar o Chifre-de-veado
Regas
Um fator muito importante para cultivar samambaia chifre de veado é que ela é uma planta que adora umidade alta. É o principal fator para seu desenvolvimento.Em se tratando de regas, o ideal é deixar onde o chifre-de-veado estiver plantado, um pouco úmido, mas nunca encharcado para não provocar o apodrecimento da raiz.

Na fase de crescimento, regar duas vezes por semana no verão e no inverno, apenas uma rega por semana. Quando adulta, ter mais moderação, dando apenas água suficiente para que o substrato fique úmido.

Uma dica
Se a planta estiver no vaso e ficar murcha, mergulhe a parte que contém as raízes num recipiente largo com água. No verão, deixar a planta mergulhada durante uns 15 min e no inverno, apenas 2 min. Espere escorrer todo o excesso de água antes de pendurá-la novamente, e evite molhar as folhas com frequência.

Para saber se o solo esta úmido, coloca o dedo no solo e pressiona um pouco, se o dedo sair sujo é porque o solo ta úmido, então não precisa regar.

Temperatura Ideal
Em relação à temperatura, diz-se que o clima brasileiro é ideal para essa planta, porque ela sobrevive em temperaturas de 21 a 30º C, mas também aguenta as baixas temperaturas do inverno, até menos de 10ºC.

Iluminação
As samambaias chifre de veado preferem locais bem iluminados, o ideal é que a samambaia receba maior parte do tempo luz solar indireta. Para não provocar a queimadura de suas folhas.

Essas espécies adoram lugares com meia sombra. Não deixa sua planta exposta aos ventos fortes, apenas uma brisa leve é bastante agradável.

Você pode deixá-las em lugares:
* Perto de uma janela voltada para o Norte ou para o Sul;
* Debaixo de árvores;
* Na varanda.

platycerium

Adubação
Todas as plantas apresentam excelentes resultados quando recebem nutrientes, não é mesmo? Com as samambaias não é diferente.

Durante a primavera-verão, é recomendado usar pelo menos uma vez ao mês, um adubo líquido misturado com a água de regar, muitos usam a metade da dose de fertilizante para orquídeas.

No outono-inverno usar uma vez a cada dois meses, quando adulto, adubar apenas 2 vezes ao ano.

Alguns cultivadores usam adubo orgânico, colocando pequenos pedaços de casca de banana e até pequenos insetos na coroa da planta.

Substrato
Os substratos devem oferecer uma boa drenagem e fixarem bem sua samambaia no vaso, algumas recomendações são:
* Areia (construção);
* Terra;
* Húmus de minhoca;
* Casca de pino;
* Fibra de coco;
* Carvão triturado;
* Ou Substrato para orquídea(mais utilizado).

Para utilizar na drenagem do vaso, recomenda-se:
* Vaso sempre com furos embaixo;
* Manta de Biden (da largura dos furos do vaso);
* Argila expandida ou areia.

chifre-de-veado

Propagação do Chifre-de-veado
Raspe os esporos do lado de baixo de uma folha de chifre-de-veado;
* Bata a ponta do dedo embaixo do papel para que os esporos saiam dos invólucros;
* Faça um propagador usando um recipiente de plástico, perlita e musgo de turfa;
* Coloque 2 xícaras (500 ml) de água filtrada por cima da mistura;
* Aqueça o recipiente no micro-ondas por dez minutos;
* Acrescente mais 2 xícaras de água mineral;
* Espalhe os esporos de modo uniforme sobre a mistura;
* Ponha a vasilha em um local fresco e mais escuro.

Transplantando e cuidando do Chifre-de-veado
Transplante as unidades assim que elas ficarem frondosas
Logo que você notar folhas se formando nas plantas, use uma pinça para retirar com delicadeza as que quiser replantar.

Tome cuidado para não destruir as raízes. Coloque o chifre-de-veado em um vaso de 5 cm ou 7,5 cm. Você pode transplantar 3 ou 4 unidades para o mesmo vaso pequeno se quiser. Basta deixar um espaço de cerca de 2,5 cm entre cada planta para que as raízes possam crescer.

Deixe o vaso em um local com luz solar indireta
Assim como no caso dos esporos, a planta chifre-de-veado se desenvolve melhor na luz solar indireta.

Regue a planta quando o solo parecer seco. Um solo encharcado pode fazer com que a planta apodreça, portanto aguarde até ele ficar seco para voltar a regar.

Molhe apenas a terra para evitar o fungo mancha negra. Evite molhar as folhas, pois o chifre-de-veado é suscetível a um fungo conhecido como mancha negra. Aplique um fertilizante diluído pela metade uma vez por mês.

Chifre-de-veado

Identificando e corrigindo problemas
O chifre-de-veado não tem grandes problemas em seu cultivo mas, nossa louca das plantas listou os 3 principais perrengues que podem acontecer com seu espécime jurássico.
* Acúmulo de água: você percebe se encontrar manchas pretas na base das folhas. Suspenda as regas, limpe o substrato e tente usar a mesma técnica da UTI de orquídeas.

* Falta de regas: é fácil identificar porque deixa as pontas das folhas secas. A causa pode ser também a evaporação muito rápida da água do substrato, seja por estar num local muito quente ou então, pelo vento. Lembre-se que o chifre-de-veado não curte locais com correntes de ar.

* Cochonilhas: pra identificar essa praga, é preciso observar bem as folhas. Elas naturalmente possuem uma penugem branca bem distribuída. Se achar grumos, parecidos com um algodão-doce ou, ainda, aquelas carapaças indesejáveis, já sabe que são cochonilhas.

Identificado no começo, dá pra remover as indesejadas visitas com uma escovinha macia e sabão de coco diluído em água. Se estiver bem mais feia a infestação, vá de detox de pragas.

passaro

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post