Bonsai – Ferramentas (aprenda a utilizá-las) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Antes de comprar as ferramentas para o cultivo de bonsai, avalie a necessidade de acordo com seu nível de experiência.

Assim como o cultivo e o cuidado com qualquer planta, a arte oriental também exige o uso de ferramentas apropriadas.

Algumas são indispensáveis e outras apenas complementares ou indicadas para quem já possui conhecimento avançado e destreza para manipular casa uma. As ferramentas especiais para bonsai, embora pareçam algo extravagante, são realmente ideais para as características dessa técnica.
As mais importantes são as tesouras e os alicates. Um iniciante pode perfeitamente começar apenas com uma tesoura média e um alicate de corte lateral e outro esférico. Com o tempo, vale a pena adquirir tesouras de poda delicadas, para cortar as raízes, para podas rápidas (de formação) e até mesmo uma menor, para desfolha. Também recomenda-se adquirir uma boa pinça, um canivete ou uma lâmina afiada e um jogo de escovas (aço, cobre e náilon).

Limpas e bem guardadas

Para cuidar bem do bonsai, além de adquirir ferramentas adequadas e de boa qualidade, também é importante saber limpá-las e acondicioná-las, de forma que não tenham seu tempo de vida útil reduzido e não se transformem um veículo de transmissão de pragsa e doenças.

Quando colocadas em locais úmidos ou sob a ação do tempo, têm seu período de uso diminuído por fatores como a ferrugem e a perda de corte.

Para garantir durabilidade e máxima eficiência, é muito importante higienizá-las corretamente após serem empregadas em tarefas relacionadas à arte oriental. Há diversas formas de esterilização, sendo que a escolha dependerá do tipo de material que o instrumento é feito. As de aço, por exemplo, podem ser esterilizadas com solução com 2% de água sanitária e devem ser lubrificadas. O processo é simples, rápido e não requer produto diferenciado, apenas um pano seco e spray lubrificante.

O primeiro passo é limpar e secar bem a ferramenta, retirando qualquer resíduo que possa ter aderido a ela. Depois aplique um jato de spray lubrificante e retire o excesso com um pano.
No entanto, ainda existem cuidados específicos para prolongar sua duração. No caso de das de cabo de madeira, é necessário cuidado especial com a umidade para que não apodreçam. Vale a pena dispensar um tempo para cuidar das ferramentas e garantir eficiência e resistência.

ferramentas 2

Aprenda a utilizá-las
Abaixo, separadas por prioridade, as ferramentas importantes para cada tarefa relacionada à técnica oriental.

* Aramação
Relevante –
alicate para dobra de arame
Secundários – alicate para corte de arame (7) e suporte para rolos de arame

* Transplantes
Fundamental – hashi (4)
Relevantes – tesoura para poda de raízes (11), conchas para substratos e rake (1)

* Manutenção Geral
Fundamentais –
pinças, chuveirinho de crivo fino para mangueira e borrifador (de preferência de pressão por bombeamento manual)
Relevantes – escovas (náilon, cobre e aço) (3) conta-gotas e medidores de volume (para adubo líquido, inseticidas e fungicidas), escovinha para limpeza do substrato e regador com crivo ou bico estreito,

* Podas e esterilização
Fundamentais –
tesoura de tamanhos variados (9, 10 e 12) e alicate de corte lateral (5)
Relevantes –
tesoura para poda com mola, para desfolha (2) e alicate esférico bola (8)

* Jin e Shari
Fundamentais –
canivete ou lâmina rígida bem afiada (algumas pinças possuem, na parte de trás, uma lâmina que serve para esta finalidade (13) e alicate (6)
Secundários –
formão, microrretífica elétrica e maçarico pequeno

* Propagação
Fundamentais –
canivete ou lâmina rígida bem afiada (13) e pinça
Relevante – abraçadeira plástica

borboletinha2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post