Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ilex

Família – Aqüifoliáceas
Origem: Hemisfério Norte, América do Sul, Austrália, Polinésia

Características: Alguns exemplares vivem mais de 200 anos. Em condições de vida adequadas os ilex podem alcançar até 15m de altura. Arbusto cônico, de tronco reto, com ramas estendidas e levantadas nos extremos; de forma arbustiva e ramificada desde a base. Folhas ovaladas, recortadas em lóbulos terminados em espinhos, de cor verde escuro brilhante; os lóbulos desaparecem com a idade, ficando somente os espinhos terminais. Sua folha pode ser variegata (verde/amarela), ou também com a borda branca. As flores aparecem no inicio da primavera; são pequenas, de cor branca-rosada. Os frutos, que maduram no verão podem variar do roxo intenso brilhante ao marrom quase negro.

* Ilex aquifolium – Já encontrado no Brasil como planta ornamental e apresentando varias sub-espécies, entre elas o mini-hiragui. Arbusto muito ramificado, de ate 5m de altura, com tronco reto e forma piramidal. Folhagem espinhosa, de cor variando do verde claro ao escuro, podendo também ser encontrado na forma variegata.

* Ilex microphylla – Arbusto de até 4 m. de porte rígido, com numerosas ramas. Folhas abundantes, de cor verde escura, relativamente rígida e não espinhosa. As folhas podem ser levemente serrilhadas ou ainda “convexas” (levemente recurvadas). Apresenta frutos pequenos e negros. E a espécie com um dos menores tamanhos de folha e muito conhecido no Brasil como “azevinho” , ou ainda “mini-buxinho”

*Ilex serrata sieboldii – Arbusto compacto, com numerosas ramificações; frutos de cor roxa, permanecendo na planta durante todo o inverno. Na primavera aparecem pequenas flores azuladas. É o tradicional Ilex japonês que vemos em revistas e livros fotografados no inverno sempre sem folhas e carregados dos seus característicos frutos. Ocorre a necessidade de macho e fêmea para a fecundação e posterior formação dos frutos. Muito difícil de ser encontrado no Brasil.

Ambiente: No geral suportam bem o sol, inclusive no verão. Algumas variedades devem ser colocadas em uma meia sombra no verão, e a pleno sol nas outras estações. Preferem o calor úmido. Devem ser protegidas em temperaturas inferiores a 5 °C, devendo ser protegidas contra ventos intensos e frios. São plantas que preferem os ambientes mais externos e ventilados, mas que também poderão ser cultivadas muito próximo de uma janela com uma boa insolação e bastante ventilação.

Rega: Proporcionar mais água depois da eclosão das flores e ate o momento em que aparecem os frutos, com a finalidade de obter uma abundante frutificação. No restante do tempo, deixar secar levemente a superfície do vaso entre uma rega e outra. Pulverizar as folhas nas épocas mais quentes e secas.

Adubo: Na primavera e outono, aplicar um adubo orgânico de decomposição lenta. No outono, o Ilex requer um pouco menos de fertilizante do que na primavera, portanto, diminuiremos a dose mantendo a freqüência.

Transplante: No inicio da primavera, antes do inicio da nova brotação, a cada dois anos. Retirar cerca de 1/3 ou até a metade das raízes, e transplantar em um vaso de tamanho superior ao anterior se for necessário.

Poda: Despontar os novos brotos que começam a se desenvolver, assim como todos os brotos que não serão utilizados, por outro lado, deixar que os brotos que serão trabalhados se desenvolvam até o endurecimento as folhas.

Poda de estrutura: Quando se corta um ramo principal deve-se cuidar que este seja côncavo e aplicar uma pasta cicatrizante.

Poda de manutenção: Podar sempre que necessário para manter a forma da planta, sendo que normalmente deixa-se os brotos novos apenas com 2-3 cm. Eliminar sempre os brotos “ladrões” que surgem ao longo do tronco e próximos as raízes.

Aramação: Da primavera até o verão. Amarrar as ramas jovens com ráfia, utilizando também a ráfia para proteger as ramas ao aplicar o arame de cobre, já que quebram-se com facilidade, evitando-se sempre que o arame marque o tronco.

Terra: Mescla de partes iguais de terra vegetal e areia média (2mm) Crescem melhor em solos argilosos, calcáreos e arenosos. Necessita de terra fértil.

Limpeza: Eliminar as folhas amarelas e os frutos que permaneçam muito tempo na árvore para não fatigá-la.

Dicas: Mostra um crescimento lento (aproximadamente 6m em 10 anos). Escolher uma vaso de profundidade mediana, de cor terra esmaltado ou de cor azul cobalto.

Estilos mais utilizados: vertical informal, tronco inclinado, semicascata, cascata, raízes expostas, tronco duplo e paisagem.

Observação: Como exemplo de uma outra variedade de Ilex cultivada em grande escala no Brasil e outros países da América do Sul, temos a Ilex paraguariensis, que é a erva-mate, o tão conhecido chimarrão.

12

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



12 Responses

  1. PROMETI A UMA DILETA AMIGA UM EXEMPLAR DE AZEVINHO,,,AGORA TENHO QUE CUNPRIR ,,,QUERIA SABER ONDE POSSO ADQUIRIR ,,,E COMO POSSO PLANTAR POIS FIQUEI QUERENDO UM PRA MIM TB ,,, EM SINTESE COMO POSSO COMPRAR ? MORO EM SÃO JOSÉ DO EGITO PERNAMBUCO , SE É PPSSÍVEL ENTREGA CORREIOS OU SE TEM LOCAL QUE VENDA NO NORDESTE ?????DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS .

  2. #2
    Ana Luiza Costa 
    Wednesday, 24. November 2010

    Bom dia!
    Preciso de seu auxílio…Encomendei pentas graffiti de São Paulo. O caminhão era climatizado. Todas as outras mudas chegaram lindas, mas as pentas perderam as flores na viagem e o produtor me falou que elas não suportariam o calor de MG. Planejei fazer um maciço contornando minhas palmeiras. Li que elas podem ser plantadas em sol pleno. Será que elas não resistiriam ao calor ou as mudas que deviam ser de baixa qualidade? Muito obrigada!!!
    Ana.

  3. Ola gostaria muito de adquirir muda de azevinho no Brasil, sera que voce poderia me ajudar nessa busca? Fico muito grata desde ja, e aguardo resposta ok? Muito obrigada!

  4. #4
    josé wilson lima 
    Monday, 30. May 2011

    Oi, gostaria muito de saber onde posso comprar muda de azevim no brasil,

  5. vejo que tem muitas pessoas querendo mudas desta plantas ak onde moro tem pra vender moro em sao paulo zona sul

  6. #6
    claudia regina 
    Thursday, 10. November 2011

    ola… gostaria muito de conseguir uma muda de azevinho me apaixonei pela planta moro em campo grande ms o clima oferece condiçoes e gostaria muito de conseguir um exemplar para cultivar , me ajude obrigada….

  7. ola gostaria muito de conseguir uma muda ou sementes do azevim…
    pois e uma planta apaixonante…. muito obrigado se puder me informar onde compra pela web.

  8. como compra o azevim

  9. #9
    Charles 
    Saturday, 9. June 2012

    Olá, gostaria de uma muda de Azevinho..Alguem sabe onde encontro a planta no Brasil?
    Pode ser via WEB tambem.
    ttruppell@gmail.com

  10. as fadas amam azevinho!

  11. #11
    Joaquim Correia 
    Friday, 16. November 2012

    Boa tarde.
    Temho uma paixão por azevinhos e aproveito todas as esatacas das podas que faço nos meus. Não sei se será ou não, mas um dia destes reparei que alguns tinham algumas folhas castanhas, e não entendo porquê. Por norma uso adubo organico diluido, e foi depois disso que reparei no problema, mas na maior parte deles e são bastantes não aconteceu.
    O que me poderá dizer sobre isto, terá sido do adubo?

  12. #12
    JOSE WILSON LIMA 
    Tuesday, 28. May 2013

    Bom dia, gostaria muito de saber onde posso comprar mudas de azevim no Brasil, pelo web.
    Desde ja agradeço pela informaçao

Comente sobre o post