Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ylang-ylang

Nome científico: Cananga odorata
Nome popular: Ylang Ylang ou Perfume Tree
Origem: Ilhas Comoro, Malásia, Indonésia e Madagascar
Família: Anonáceas

Suas flores produzem um óleo essencial muito utilizado na fabricação de perfumes famosos no mundo inteiro. Numa composição paisagística, o porte dessa planta e a floração extremamente perfumada podem acrescentar ao local um toque charmoso e peculiar. Estamos falando de uma exótica árvore de origem asiática, chamada “Ylang Ylang” ou Cananga odorata.

“Ylang Ylang”, significa “flor das flores” e o nome identifica muito bem essa árvore tropical que chega a atingir 20 metros de altura. Originária da Ásia tropical, mais precisamente da Malásia, Indonésia e Madagascar, a Cananga odorata pertence à família das Anonáceas.
Trata-se de uma árvore de grande porte e visual peculiar. Nos ramos pendentes, a folhagem macia divide o espaço com grandes cachos de flores caracterizadas pelas pétalas retorcidas e intensamente perfumadas. Essas flores são ricas em um óleo essencial muito usado em perfumaria.

Para ser bem sucedido, seu cultivo exige algumas condições adequadas às árvores tropicais, como clima quente e não sujeito à geadas. A Cananga odorata não é muito exigente quanto ao solo, por ser uma árvore de “madeira mole”, precisa de bastante água.
Seu crescimento é rápido e as primeiras flores aparecem cerca de 2 anos e meio após o plantio, Embora a extração do óleo essencial seja uma atividade que necessita elevado conhecimento técnico, pode se tornar uma alternativa rentável, pois o óleo alcança um bom preço no mercado em razão de sua aplicação em perfumaria e aromaterapia.

As flores da Cananga odorata podem servir de base para a confecção de extratos, sachets e poutporris.

No Brasil, ainda não existe uma produção comercial de Cananga odorata exclusivamente voltada para a extração de óleo essencial. Os óleos essenciais de Ylang Ylang utilizados aqui vêm principalmente de Madagascar. Só para se ter uma idéia, para obter um litro de óleo são necessários de 100 a 150 kg de flores.

árvore1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    maria do carmo 
    Saturday, 9. July 2011

    amei as informaçoes tirei as minhas duvidas sou uma apaixonada por plantas e arvores flores em geral. um padre falou dessa planta para mim dai resolvi da uma procurada e achei uma foto muito linda.

Comente sobre o post