Quiabento (Pereskia Zehntneri) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




quiabento

Origem: Brasil

O quiabento é uma arvoreta da família das cactáceas (Pereskia Zehntneri), perene e muito comum na Bahia, e que se caracteriza pelo tronco fortemente aculeado e pelas folhas bem diferenciadas.  Quiabento é um arbusto que tem na Caatinga como um ideal lugar para o seu crescimento.

Pode chegar a quase 5 m de altura, porém o normal é encontrá-lo com 3 m para menos. Ele sendo plantado em lugares com espaço se abre em circulo estendendo seus vários braços. Tem o corpo coberto por enormes espinhos. Basta uma chuva para que o mesmo fique todo verde, todavia é pouco exigente em água.

Suas flores, laranja, vermelho sangue em outros, noutros lilás, são lançadas no período que vão de Setembro a Março. Os frutos crescem juntos parecendo cachos, quando maduros eles caem, sua poupa possui um cheiro característico, forte e enjoativo.

As sementes são de coloração preta, fica no centro do fruto. Mas a principal forma de reprodução, ou disseminação, é por meio das estacas, basta fazer o corte de uma galha e acomodá-la ao chão em cova rasa que em breve ele se desenvolverá.

No sertão o Quiabento é usado para fazer cercas vivas, uma cerca bem feita, como se diz por aqui: “Não passa nem vento”. O Quiabento em tempo de seca perde toda a folhagem. Algo interessante que se deve relatar é que entre o emaranhado de espinhos as pombinhas adoram fazer seus ninhos entre os entroncamentos de galhas, em uma planta que abordamos havia três ninhos.

25

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



6 Responses

  1. Obrigado pelas informações! estava buscando informações sobre o quiá-bento mas o google tende a direcionar para outras palavras porque só aqui na bahia eu ouço esse nome.
    Enfim. Sempre me disseram que o espinho do quiá-bento é “remoso”. GOstaria de saber se você conhece os efeitos do espinho do quiá-bento?

    Parabéns pelo site.

  2. #2
    Luciano Mendes 
    Wednesday, 27. July 2011

    Rá, então o quiabento é uma planta sertaneja, endémica do nordeste brasileiro e se encontra em maior parte na Bahia. Tava procurando essa informação a um tempão, mas pensava que o quiabento era uma planta exótica, implantada aqui na Caatinga, igualmente ao aveloz, a algaroba, a palma, o sisal entre outras.
    Ahh, vc sabia que o veado catingueiro é um verdadeiro apreciador dos frutos do quiabento? Pois é.
    Há baraços;

  3. #3
    Nilton Saldanha 
    Tuesday, 6. September 2011

    O Quiabento não é somente característico do sertão baiano, mas de quase toda a Bahia. O que é bem legal e nem todo mundo sabe, é que as folhas dele são comestíveis. Normalmente, o pessoal que mora no interior da Bahia coloca as folhas para cozinhar junto com o feijão!

  4. O quiabento é comestível como o ora-pro-nóbis ( Pereskias ) ?

  5. #5
    Mirabeau Teixeira 
    Sunday, 25. March 2012

    A simples comparação visual entre o QUIABENTO (quiabo bento, devido à gosma que a sua mucilagem produz, semelhante à do quiabo) e o ORA-PRO-NOBIS nos permite concluir pelo estreito parentesco entre as plantas.
    Seria ótimo se tivéssemos a opinião de um especialista, principalmente sobre a sua utilização como alimento.
    Evidentemente que ela não existe por quase toda a Bahia já que não existe nas regiões outrora ocupadas pela mata atlântica ou região oeste, grassando principalmente na região sudoeste da Bahia, nas proximidades da fronteira com Minas ou Chapada Diamantina.

  6. Gostaria de saber se ele cresce perto do mar
    Grato,

Comente sobre o post