Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pitangueira

Ocorrência – de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul
Outros nomes – pitangueira, pitangueira vermelha, pitanga roxa, pitanga branca,
pitanga rósea, pitanga do mato.
Características – espécie semidecídua que pode chegar a 12 m de altura, com tronco tortuoso, irregular, liso com manchas claras acinzentadas, provenientes da eliminação da casca fina, em placas, com 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas simples, opostas, ovadas ou ovado-oblongas, de bordos lisos, glabras, de coloração verde-escuro quando maduras e claras na brotação, brilhantes e sub-coriáceas, parcialmente caducas por ocasião do aparecimento das flores, com 3 a 7 cm de comprimento por 1 a 3 cm de largura. Flores brancas, reunidas em 2 a 6 feixes terminais ou na axila das folhas ou nos ramos, ligeiramente vistosas, pedicelo longo. Fruto baga, de vermelho-escuro até arroxeado, globoso, de superfície lisa, sépalas da flor persistentes no fruto, na forma de uma coroa apical, com 7 a 8 sulcos longitudinais. Rebrota intensamente das raízes, além de apresentar boa regeneração natural em locais favoráveis. Um kg de sementes contém aproximadamente 2.350 unidades.
Habitat – formações florestais do complexo atlântico da floresta de encosta até a restinga e, nas matas do interior desses estados (floresta estacional semidecidual).
Propagação – sementes
Madeira – moderadamente pesada, dura, compacta, resistente, de longa durabilidade natural.
Utilidade – a s flores são melíferas e os frutos avidamente consumidos pelas aves, peixes e pelo próprio homem. Frutos de perfume agradável e sabor doce, usados ao natural, em geléias, doces, refrescos. Espécie muito cultivada em pomares domésticos e de grande potencial para reflorestamentos. Ainda é utilizada como ornamental.
Florescimento – agosto a novembro
Frutificação – outubro a janeiro

plantas18

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. Muito interessante. Obrigado!

  2. #2
    Ana Lúcia Milanez 
    Friday, 14. January 2011

    Tenho um pé de pitanga vermelho tomate no meu jardim,observei que os assanhaços(pássaros do gênero das canários do reino ao se alimentarem do fruto do pé de pitanga ficam com a coloração avermelhada em sua plumagem.È incrível como esta espécie atrai muitos pássaros!

  3. #3
    Laurence Porto 
    Friday, 14. October 2011

    Tenho 03 pés de pitanga em meu quintal, as duas mais novas e menores, dão muito mais frutos e que e em um espaço de tempo maior que a outra, mais antiga e maior. Os frutos são deliciosos. gostaria de receber receitas.

Comente sobre o post