Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pau-cigarra – (Senna multijuga)

O Pau-Cigarra (Senna multijuga) é uma espécie nativa, muito ornamental, também conhecida como Cigarreira, Caqueira, Aleluia e Cássia verrugosa. Ocorre em quase todo o país, principalmente na Mata Atlântica.

Dois de seus nomes populares, “pau-cigarra” e “cigarreira”, fazem menção ao fato de ao final do verão, seu tronco normalmente encher-se de exúvias (cascas) de cigarras. Alguns dizem que a cigarra explode de tanto cantar, deixando a casca. Na verdade a casca vista é o esqueleto externo da fase larval das cigarras.

Nativa em quase todo o território brasileiro o pau-cigarra é bem resistente, tolera clima subtropical e tropical, não exige solo fértil, regas frequentes ou adubação para crescer vigorosamente.

O Pau-cigarra, bem como outras cássias, são muito apreciadas pelas cigarras. A morte sem sinal aparente dessas árvores é muito comum, em virtude da sucção contínua da seiva das raízes por larvas em grande quantidade, e até mesmo adultos, de cigarras.

É uma planta que perde suas folhas no inverno (decídua), precisa de muita luz para seu desenvolvimento e se adapta bem a diversos tipos de solos. Como é uma planta heliófita (que precisa de luz) e pioneira, é muito útil em projetos de restauração de áreas degradadas e matas ciliares. Para a arborização urbana é também muito empregada, pois é extremamente ornamental florescendo por longo período.

Suas flores amarelo-ouro se reúnem em inflorescências grandes e espigadas, medindo cerca de 20 cm de comprimento, que surgem em grandes quantidades na ponta dos ramos, colorindo de amarelo o verde das matas, entre os meses de Fevereiro e Março.

Além dessa característica, possui pequeno porte de até 9 m de altura e forma estreita da copa, é particularmente indicada para aplicação em pequenos jardins e também na arborização de ruas estreitas sob redes elétricas.

Seu crescimento é rápido, em 2 anos ela atinge de 3 a 4 m de altura, por isso é muito utilizada em conjunto de outras espécies no reflorestamento de áreas degradadas e de preservação permanente.

Família: Leguminosas
Origem: Por quase todo Brasil, principalmente na mata pluvial da encosta atlântica
Clima: Tropical e sub-tropical
Adubação: Não faz exigência
Regas: Só em períodos de grande estiagem
Podas: Somente na formação de copa e limpeza

por do sol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post