Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cyrtostachys renda

Nome Popular: Palmeira-laca, Palmeira-laca-vermelha, Palmeira-vermelha, Palmeira-lacre, Palma-de-cera, Palmeira-de-cera
Família: Arecaceae
Ciclo de Vida: Perene

Planta tropical originária da Malásia, Indonésia, Tailândia, Boméu e Sumatra. Tem grande efeito paisagístico e chama a atenção pela cor vermelho vivo dos pecíolos e bainhas foliares. Apresenta múltiplos caules verdes, anelados, lisos, entouceirados, com diâmetro de 5 a 7 cm e altura de até 6 m cada, podendo chegar a 9 m nas ilhas de onde é nativa. As folhas são arqueadas, verdes, com cerca de 50 folíolos lineares, e pecíolos e bainhas de cor vermelha ou laranja, de acordo com a variedade. A inflorescência é ramificada, e sua cor, inicialmente verde, vai gradativamente se tornando vermelha. Os frutos são do tipo drupa, oblongos e negros quando maduros.

A palmeira-laca é perfeita para composições de paisagismo tropical. No jardim, ela pode ser utilizada isolada, como destaque, ou em grupos, como em maciços ou renques ao longo de caminhos e muros. O vermelho vibrante em contraste com o verde das folhas quebra a monotonia de verde que às vezes toma conta de jardins tropicais. Quando nova, pode ser plantada em vasos, enfeitando varandas, pátios e mesmo em interiores, quando bem iluminados. Também é indicada para jardins litorâneos, pois tolera a salinidade do solo.

Ela deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A planta é tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade e é muito sensível ao frio. Em regiões com estações bem marcadas, a palmeira-laca pode ser conduzida em interiores e estufas durante o inverno e voltar para o jardim na primavera e verão. É capaz de tolerar solos encharcados, mas não resiste a estiagem.

Multiplica-se por sementes, de preferência recém colhidas, e por divisão das touceiras. As sementes germinam em um período que varia dois meses até um ano.

peixe

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Arq Ida Terron 
    Wednesday, 6. July 2011

    Sempre visitamos o seu Blog. E hoje estamos postando e compartilhando o endereço e dando a dica dele no nosso facebook – Nas Quatro Estações.
    Parabéns. É completo e muito bom para nós da área.
    E agradecemos compartilhar conosco informações, fotos etc.

  2. Estou com um muro de 4,70 m de extensão que gostaria de “cobrir” com a Palmeira Laca Vermelha. Quantas mudas serão necessárias? Qual o espaçamento utilizado para o plantio?

    Desde já obrigada,

    Ana

  3. #3
    Geizimara Rocha 
    Friday, 20. January 2012

    Bom dia,

    comprei uma palmeira laca, mas estou em dúvida, pois não está entouceirada, é uma única muda, com folhas muito grandes, e o caule agora é que está ficando vermelho, mas muito pouco, o pecíolo das folhas também é vermelho, ela deve ter 1 metro +/-, será mesmo a laca? Ela realmente tem folhas grandes assim?

  4. Olá, parabéns pelo site!
    Gostaria de sua ajuda. O quê eu posso fazer para que minha laca vermelha cresça mais rápido? Molho todos os dia e d vês em quanto coloco adubo 10148 em volta.
    Desde ja muito obrigado!

Comente sobre o post