Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tuia-holandesa_33

A tuia-holandesa, também conhecida como Cipreste-de-monterei, Cipreste-da-califórnia e Tuia-limão é uma conífera muito parecida com os pinheiros, que usamos para montar as árvores de natal. Pertence à família Cuprassaceae e origina-se da América do Norte, EUA.

Trata-se de um cipreste de coloração verde amarelada e folhagem muito aromática que lembra limão. Tem forma cônica e compacta, contudo não se presta à topiaria e às cercas vivas, por não tolerar podas.

É bastante utilizada na forma isolada ou compondo com outras plantas simétricas e podadas, como nos jardins de estilo francês e italiano. É um dos pinheiros-de-natal preferidos pelo mercado brasileiro, sem falar, que é mais vantajosa que algumas árvores porque pode ser cultivada do início em vasos e só depois ser colocada em o lugar definitivo, no quintal e no jardim.

E mesmo sendo transferida do vaso para o lugar definitivo, ela não perde a aparência e nem tão menos o seu aroma, que é bem característico e lembra um pouco a época das festas de natal.

tuia

Podemos encontrar a tuia holandesa em diversos tamanhos, que iniciam de 40 cm e podem chegar até 4 m. Estou falando das árvores já cultivadas e que são comercializadas. A diferença de tamanho tem a ver com o porte e neste caso, podemos escolher se usá-la para decorar um ambiente externo ou interno. Fiquem sabendo que é uma planta para a vida toda.

Segundo os comerciantes que vendem essa árvore, o tamanho mais vendido é de cerca de 1, 5 m de altura. Por isso, elas são produzidas em maior quantidade, para atender a demanda de quem está em busca de uma tuia-holandesa para uso em ambiente interno, neste caso, na época do natal.

A tuia-holandesa exala um delicioso perfume de limão toda vez que é tocada. Essa árvore ainda tem outra característica particular, ela se apresenta em três formatos diferentes: de coração, de bola e piramidal. Todos eles são conseguidos, graças ao trabalho de condução manual e técnicas especiais de poda.

Principais cuidados que devem ser tomados com a Tuia-holandesa
A tuia holandesa quando chega aqui em nosso país, se faz necessária a adaptação ao nosso clima. A chamada fase inicial, que é quando acontece o enraizamento da árvore, demora cerca de seis meses para acontecer. Em dois anos, Para atingir a altura de 40 cm e, é necessário passar 2 anos, e quando ela chega aos três anos, atinge a altura de cerca de 1,5 m.  Depois dessas etapas, quando as medidas e o crescimento é igual para todas, elas começam a crescer cerca de 1 m a cada ano de vida.

Tuia-Holandesa-16

O momento de transplantar a tuia-holandesa é quando ela chega a 2 m de altura. Nesse momento é necessário fazer esse processo porque as raízes necessitam de mais espaço. Além disso, é importante que ela fique em um lugar com meia sombra, porque deverá receber diretamente a luz solar durante o dia por pelo menos 2 horas.

Quando a árvore é colocada em lugar com um clima ameno, ela poderá ficar mais tempo exposta a luz solar, na verdade, não tem problema que essa iluminação aconteça a tempo integral.

A tuia-holandesa pode ser cultivada em vasos, mas neste caso, é necessário que ela seja regada diariamente e o lugar deve ser bem iluminado.

Dicas sobre o plantio da Tuia-holandesa
Para plantar a tuia-holandesa no jardim ou quintal, o modo correto é fazendo uma cova muito profunda, calcule 50 cm de profundidade e a mesma medida para largura. Outra detalhe importante que não pode ser esquecido é que a cova deve ser encharcada antes do plantio, as paredes devem ficar muito molhas e isso facilitará na hora de colocar a raiz.

tuia-holandesa16-F

Sobre o solo é necessário que seja uma mistura de húmus de minhoca com terra vegetal e claro, a irrigação, que é de extrema importância para que ela cresça forte e bonita. No caso da tuia-holandesa, é melhor pecar pelo excesso de água do que deixar faltar. A rega deve ser feita diariamente.

Nunca se esquecer de regá-la todos os dias, inclusive molhando as folhas pelo menos uma vez por semana. Já o adubo deve ser colocado com intervalo de 15 dias, e que a planta precisa, por dia, de duas horas pelo menos de luz direta do sol.

estrada nevada

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post