Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




É impossível passar por eles sem notá-los. Chamam a atenção de longe. O colorido é todo especial. Dependendo da época, é uma cor que expõe sua beleza. Parece uma pintura – embora sua paisagem seja fonte de inspiração para muitos artistas plásticos. Mas as árvores vistas pelas cidades brasileiras são reais. E mesmo que estejam numa vegetação distante, pesada e sem cor, os ipês convidam para a contemplação. Nesta época do ano, o espetáculo fica por conta das flores amarelas.

Os ipês garantem um colorido à estação que muitos consideram triste. O inverno brasileiro é privilegiado. Afinal, é cheio de vida e alegria. Basta observar o florido. Na Europa, não. O frio é anunciado pela coloração amarela e queda das folhas. Quando isso ocorre é sinal da chegada do inverno. No Brasil, a divisão de tempo é observada pelas flores.
Os ipês são árvores ornamentais, quando apresentam suas flores, é um encantamento só.

Altura – A florada do ipê roxo de bola ficou para trás. Agora é a época do amarelo cascudo. Depois vêm outras cores – branco, por exemplo. Como o outono apresentou temperaturas mais altas, a florada foi antecipada. Pelo menos neste ano. Se para o homem a estiagem é algo prejudicial, para os ipês, não. A falta de água melhora o florescimento. Os ipês perdem as folhas para que possam florescer.

O ipê, além de chamar a atenção pela sua beleza, pode ser plantado em vias públicas. É que ele não provoca rachaduras nas calçadas, embora tenha um porte grande. O roxo varia de oito a doze metros de altura e o amarelo, de quatro a dez metros. Mas nem os ipês menores – aqueles que ainda não se desenvolveram por completo – deixam de dar um toque bonito ao inverno.

Dica
Para estimular o crescimento dos Ipês já plantados (amarelo, roxo, branco ou rosa), Faça uma adubação mineral na área de proteção junto a copa com 200 g de NPK 10-10-10 a cada 40 dias por, pelo menos dois anos.
Para mudas novas, prefira adubar a cova onde a árvore será cultivada antes do plantio com NPK 4-14-08, acrescido de 200 g de calcário, 50 g de superfosfato, além de esterco bovino e terá vegetal.
Dessa maneira, a muda já cresce vigorosa. Em geral, os Ipês atingem porte que varia de 7 a 20 m de altura, dependendo da variedade. Mas esse porte final demora cerca de 20 anos.

38415

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post