Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Magnolia_grandiflora (Small)

Família: Magnoliáceas
Porte: Árvore que alcança até 25 metros de altura, com copa medindo até 12 metros de diâmetro
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Argiloso, com boa drenagem e rico em matéria orgânica
Podas: Os exemplares adultos devem receber apenas podas de limpeza, para eliminar os galhos secos. Quando ainda em crescimento, a magnólia pode adquirir um porte mais elegante, se receber podas para eliminar os ramos muito fracos e mal formados.

É uma linda árvore ornamental, que da primavera até o verão cobre-se de grandes flores brancas, muito perfumadas, num formato interessante que lembra uma taça. Suas folhas são brilhantes, ovaladas e alternadas, mantendo-se firmes mesmo durante o inverno. A magnólia pertence a um gênero muito antigo de árvores. Acredita-se até que sejam cultivadas há cerca de 1.400 anos. Trata-se de uma árvore indicada para locais com bastante espaço.

É possível que a primeira planta com flores tenha surgido há cerca de 90 a 100 milhões de anos, no período Cretáceo. O aspecto dessa planta provavelmente seria muito semelhante ao da Magnolia, cuja família é uma das mais primitivas da História.

A Magnólia é uma árvore robusta com até 30 metros de altura, com ramos vigorosos que se mantêm verdes o ano inteiro. São ricas em alcalóides. Os meses de floração da óão entre maio e julho. As belas flores vão do muito branco a uma cor creme aveludada, mas também podem ser encontradas flores de cores amarelas, flores de cores rosas e flores de cores púrpuras. São flores bastante grandes, com 8 a 12 pétalas, podendo medir de 20 a 30 cm de diâmetro. Seu aroma é agradável e penetrante.

São flores nativas do Himalaia ao Japão, Oeste da Malásia, Leste da América do Norte, México e regiões tropicais. Além de sua utilização ornamental, são cultivadas pelo comércio de sua madeira e por suas cascas que podem ser aproveitadas na medicina.

A Magnólia é recomendada para regiões de temperatura amena e é muito utilizada no paisagismo em geral, possuindo notáveis atributos ornamentais. É adequada para parques e grandes jardins, na arborização urbana em geral. Atrai muitos pássaros, que procuram alimento nas suas sementes. No Brasil se adapta muito bem nas regiões mais altas do Sul e Sudeste.

Para o cultivo dessa planta, faz-se necessário um solo rico e fresco. O plantio deve ser feito em local de sol ou sombra parcial, em espaço amplo para o bom desenvolvimento de suas raízes e copa, ficando, a planta, protegida de ventos fortes.

A reprodução é feita por sementeira, de preferência no outono, e mergulhia (quando a planta é mergulhada para ganhar raízes), na primavera. A poda é aconselhável no final do inverno e início da primavera.

A família da Magnólia é uma das mais primitivas de todas as plantas com flor – as angiospérmicas. Muitos autores defendem que as primeiras plantas com flor surgiram há cerca de 90 a 100 milhões de anos, no período Cretáceo, e que o seu aspecto era muito semelhante às espécies desta família.

A Magnólia é uma árvore robusta, que pode alcançar os 30 m de altura, e que se mantém verde todo o ano. As suas flores, que podem ir de um branco puro até um creme aveludado, surgem entre Maio e Julho, são muito grandes – de 20 a 30 cm de diâmetro – e têm um aroma agradável e penetrante.

É uma árvore com origem no sudeste dos EUA, que na Península Ibérica é frequentemente usada como ornamental em grandes parques e passeios públicos.

florzinha branca

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post