Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




 tabebuia gemmiflora

O Ipê-violeta, conhecido também como ipê-púrpura, é uma árvore esguia, de pequeno a médio porte, bastante comum na região do Vale do Jequitinhonha, nordeste de MG, e no sul da Bahia, porém inexistente em outras regiões do país, mas muito raramente encontrada em viveiros.

As flores são de um roxo bem escuro, com marcas amarelas no interior. Sua floração ocorre em geral sem a presença de folhas ou com poucas delas. Não produz grande quantidade de flores por árvores, mas a floração em geral se repete algumas vezes no período de agosto a outubro.

A espécie é de pequeno porte, 7 a 15 m e flores fortemente coloridas, de cálice externamente roxo-escuro (violeta) e amarelo em seu interior.  As folhas são trifolioladas e pontiagudas.

Sua propagação por semente e a germinação é fácil, mas seu desenvolvimento é muito lento fora de seu habitat. Resiste bem a seca e queimadas. Árvore rara e muito adequada para o paisagismo e jardinagem.

Ipe purpura tabebuia gemmiflora

Usos: Grande potencial ornamental, inclusive para pequenos espaços devido à pequena estatura da árvore.

Cultivo
Deve ser cultivado em solos bem drenados, a pleno sol. Adaptou-se bem à Região Sudeste.

Origem
América do Sul – Brasil.

Família
Bignoniaceae

Observações: Ainda bastante incomum, sendo cultivado apenas em coleções botânicas e por horticultores especializados.

correnteza_1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Maximiliano Shigeki Matsumura 
    Friday, 29. September 2017

    Ola obrigado pela informação. Vendo na foto deste flor é maravilhoso.
    Gostaria de obter sementes para plantar no vaso no quintal da casa na cidade de Diadema – SP (09920-610). Gostaria muito de obter sementes.
    Obrigado outro e-mail: shigekimatsu42@yahoo.co.jp

Comente sobre o post