Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Grumixama - (Eugenia Brasiliensis)Nome Científico: Eugenia Brasiliensis
Nome Popular: Grumixameira, grumixama
Família: Myrtaceae
Origem: Brasil – Mata pluvial Atlântica
Ciclo de Vida: Perene

Árvore de até 20 m de altura, com tronco curto e copa de forma piramidal. Suas folhas espessas, de um verde profundo, aliadas às abundantes flores brancas e à folhagem jovem avermelhada, lhe conferem um aspecto belíssimo.
As fkires surgem de setembro a novembro. Frutos de 2,5 cm, negros, amarelos ou vermelhos (conforme a variedade), arredondados mas fortemente comprimidos nos pólos, com cálice persistente. Polpa espessa, de cor clara, suculenta e doce, que derrete na boca, lembrando o sabor das mais doces cerejas.
Os frutos são ótimos para o consumo ao natural, assim como para o preparo de geléias, tortas e licores.

A árvore tem excepcional valor paisagísitico, principalmente quando disposta em grupos. Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas.
Necessita de solos ricos em matéria orgânica, com capacidade de retenção de umidade. Pode ser cultivada a sol pleno ou meia-sombra. Possui crescimento rápido.

folha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post