Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dillenia indica

A Flor-de-abril é uma árvore de copa piramidal, originária da Ásia Tropical, especificamente na Índia, onde é popularmente conhecida como maçã-de-elefante e chega a alcançar até 8 m de altura. No Brasil, raras vezes excede os 5 m de altura.

A flor-de-abril prefere locais ensolarados e solos úmidos, caso contrário perderá suas folhas e ficará com o aspecto de uma planta caduca. Seus frutos são bastante ornamentais, porém não são comestíveis.

Uma curiosidade a respeito da dillenia é que ela teria sido trazida para o Brasil por ordem de D. João VI e, o hábito antigo dos comerciantes colocarem moedas em baixo das escamas de seus frutos, ao invés de deixarem expostas no balcão ou sobre a mesa, deu-se aí o nome popular “árvore-do-dinheiro”.

É conhecida popularmente como: dilênia, bolsa-depastor, flor-de-abril, árvore-do-dinheiro, maçã-de-elefante.

Sua propagação é feita por sementes. Deve ser cultiva em solo fértil, argiloso e levemente ácido. Recomenda-se a poda apenas para condução.

Suas folhas medem cerca de 25 a 30 cm, são de coloração verde-claro e susa flores são brancas, solitárias, parecendo com as flores de magnólia. Seus frutos podem chegar a 0 cm de diâmetro, são formados  por escamas grandes, espessas, bastante resistentes e fibrosos.

flor da dillenia indica

O florescimento ocorre a partir de janeiro e pode ir até outubro e a frutificação ocorre de abril a agosto. A dilênia se torna muito bonita, pois ao mesmo tempo encontram-se flores e frutos de todos os tamanhos, variando do verde claro ao amarelo dourado.

fruto da dillenia indica

Quando plantada em vias públicas pode se tornar problemática e até mesmo perigosa, pois a quantidade de frutos produzido é muito grande, podendo cair em cima de carros e até mesmo de pessoas que estejam passando sob sua copa.

Curiosidade: No Panamá, o fruto maduro da flor-de-abril é comido cru ou cozido e serve ainda para o preparo de doces. Já no  Brasil são consideradas inconvenientes, sendo aproveitadas somente as folhas e flores para ornamentação.

espantalho

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



20 Responses

  1. A flor de abril é bom para o cultivo da picutura

  2. o mel dela é de ótima qualidade não entendo ingles

  3. aqui em Paranágua PR o pessoal usa como medicamento junto ao o alcool para dores musculares

  4. #4
    silvana brandão 
    Saturday, 29. January 2011

    A flor de abril aqui no Tocantins (Porto Nacional) e conhecinda com flor de maio tambem,
    nos usamos a flor de abril para fazer remedio. usamos com alcoo cereais, e tomamos 7 gata deste remedio 2 vezes por dias

  5. #5
    maria rodrigues 
    Thursday, 17. February 2011

    gostária de saber mais sobre este remédio da planta flor de abril tenho procurado tudo a respeito dela.

  6. Um dia me indicaram esses frutos, com o nome de “saco de Sansão” para serem curtidos (cortados em pedacinhos) em álcool de elevada graduação. Obtem-se, assim, um composto para massagem em lugares doloridos. O mesmo processo e finalidade da arnica.
    Encontrei várias árvores numa rua de Campinas, colhi alguns frutos e fiz a composição.
    Até hoje procurei saber qual seria o verdadeiro nome dessa árvore. Num comentário entre amigos, referente à “Árvore das Patacas”, achei o “Dillenia Indica”. O dia a dia é um constante aprendizado…

  7. #7
    Flavia Dias 
    Monday, 11. July 2011

    A Dilenia é uma fruta muito saborosa, bem azedinha, porém como suas sépalas (polpa que cobre o miolo) é muito fibrosa, o ideal é é descascar as sépalas, cozinhar por uns 20 minutos e bater no liquidificador e coar. Esse suco pode ser bebido, ou usado para fazer molhos. Vc também pode bater no liquidificador um pedaço dela crua com leite, dá um tipo de iogurte que deve ser tomado na hora, fica meio azedinho e refrescante, uma delícia!

  8. Estava no SESC Guarapari Espírito Santo e chamou-me a atenção esta bela árvore com frutos amarelos em goma, como tinha um no chão, peguei e trouxe para meu pai vir, pois ele ama a natureza, ficamos curiosos e através do funcionário do sesc ficamos sabendo que chamava-se flor de abril. Chegando a casa, entrei na internet e comprovei seu nome e pude admirar a flor. Muito linda!
    E aqui neste site descobri que pode ser usada como alívio das dores reumáticas. Muito interessante. Mais uma vez vemos o quanto a rede social bem utilizada, é importante para troca de informações. Obrigada!!

  9. #9
    Laudath Rener Rodrigues 
    Friday, 23. September 2011

    Apos estudos sobre esta planta, soube que: apresenta elemento de proteção aos fatores biológicos, ajudando os anticorpos a combater inumeras doenças como: parkinson, câncer, mal de Alzheimer e outros tipos de câncer referentes aos sistemas nervoso e vascular. è um ótimo estimulante sexual.
    A Dilênia é uma árvore originaria da Ásia tropical, mas espialmente da Índia, seu uso em alguns países é como anto-inflamatório, suas folhas como lixa, óleos para industria como lubrificantes anticorrosivos.

  10. #10
    Priscila de Bem 
    Wednesday, 4. January 2012

    Olá, aqui em Florianópolis-SC tem uma flor de abril na praça XV e nunca vi florecer, será por causa do solo? Sempre vi as bolotas grandes, algumas cairem, mas nunca vi a flor, achei lindissima! E também descobri outro nome bagos-de-adão, é muito usado para as pernas melhora a circulação e hematomas. Adorei o site, obtive otimas informações.

  11. Uso a fruta picada em pedacos no alcool e otima pra passr nas dores musculares na testa para dores de cabeca

  12. #12
    magali flores 
    Tuesday, 22. May 2012

    peguei o fruto,cortei o e coloquei dentro de uma garrafa com alcool 100%,deixei
    curtir uns 10 dias.Uso para aliviar dores na junta,pernas,garganta qualquer
    parte do corpo externo,menos nos olhos,boca e intimo é muito bom e tira a dor.

  13. Sobre a Dilênia, como devo plantar a semente? Estou com 1 fruto e não sei como plantar… se é ele inteiro ou tem que partí-lo e tirar as sementes que estão dentro? Agradeço desde já a ajuda, pois adoraria tê-la em meu quintal!

  14. Adoro plantas e este post é excelente! Estão de parabéns pelas informações e diagramação também.

  15. Olá. Estou citando suas informações, que estão bem completas, no meu blog. Descobri essa árvore recentemente e não sabia nada sobre ela.

  16. Tenho um serio problema de hérnia de disco, coloquei a planta flor de abril em uma garrafa pete com álcool e passo umas 3 ou 4 vezes por dia com algodão, já melhorou uns 90 porcento!!! Fica a dica..

  17. #17
    Nilce 
    Monday, 3. June 2013

    Encontrei essa arvore no centro de Guaratuba-Pr, ela tem mais de oitenta anos, segundo os moradores da região, é conhecida como bagos de adão, e dizem que as folhas curtidas no alcool é otima pra dores das pernas.

  18. #18
    marcia silva 
    Tuesday, 2. July 2013

    Cláudio F. P. Trindade, onde vc encontrou as arvores em campinas eu nao to encontrando qual rua elas estao

  19. Na Universidade Federal de Santa Catarina,localizada em florianopolis tem muitos pés de Flor de abril.

  20. gostei do site:essa música é lindisima(não sei o compositor)tudo que sei já foi explicado pelos visitantes. mas lá em (garopaba sc) foi onde conheci essa fruta.

Comente sobre o post