Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




árvores de jardim

O primeiro passo para escolher uma árvore é decidir que tipo de árvore você quer. Como é de se esperar, existem diversas variedades. Explicaremos as diferenças entre plantas com tronco e árvores florais e mostrar como comprá-las.

Plantas com tronco
Plantas com tronco, ao contrário de plantas herbáceas, crescem a partir do crescimento dos anos anteriores, ficando cada vez maior. Existe um limite, logicamente. Um pequeno arbusto nunca se tornará uma grande árvore, mas a maioria das plantas com tronco continua a aumentar de tamanho durante sua vida. Contudo, ao atingir seu tamanho máximo, seu crescimento é modesto.

O “tamanho total” de qualquer planta com tronco é um ponto altamente variável. Uma árvore em condições ideais de crescimento tornar-se-á muito maior do que a mesma espécie crescendo em um local para o qual é pobremente adaptada. Proteção de ventos fortes também ajuda plantas com tronco a atingir um tamanho elevado, já que os galhos não são tão sujeitos a quebrar. De uma maneira geral, árvores e arbustos crescidos totalmente expostos ao Sol serão muito mais largos e completos embora não tão altos. Se a mesma espécie tem de competir com outras árvores e arbustos (na floresta, por exemplo), ela normalmente irá crescer além da sua altura “máxima”, mas terá um hábito de crescimento estreito e com menos galhos. Tamanho e largura também dependem do espaço disponível. Um arbusto que pode atingir 3 m de altura e 2,5 m de diâmetro em um espaço aberto irá alcançar menos da metade disso se estiver plantada em um vaso, que restringe suas raízes.

As vinhas se diferem de outras plantas com tronco no fato de que elas se adaptam ao tamanho de seu suporte. Uma planta trepadeira pode ter a capacidade de atingir 15 m de altura, mas se estiver crescendo em uma grade de 2,5 m, ela não irá crescer muito mais do que a grade.

O tamanho e formato máximos de árvores e arbustos podem ser controlados pela poda. Normalmente cercas vivas de tamanho moderado tornar-se-iam árvores, mas seu crescimento pode ser controlado por tempo ilimitado através de podas bem feitas. Para reduzir a manutenção que tem de ser feita, tente escolher plantas que caibam no espaço. Ainda será preciso realizar poda, mas uma poda grande anual não será necessária.

Por essas e outras razões, os tamanhos dados aqui são apenas aproximados. Sabe-se que uma árvore atinge uma altura de 15 a 18 m, é isso que deve ser esperado dentro de 20 a 30 anos sob condições médias de crescimento. De uma maneira geral, a maioria das árvores e arbustos crescem muito mais rapidamente do que as pessoas esperam.

Algumas árvores e arbustos conseguem crescer alguns metros por ano. Plantas de crescimento rápido são ideais quando se espera resultados rápidos. A maioria dessas plantas, no entanto, também tem curto tempo de vida. Pode ser melhor para você plantar árvores e arbustos de crescimento rápido para dar rapidamente à sua paisagem um volume apropriado. Ao mesmo tempo, você pode plantar aqueles de crescimento lento, mas de vida mais prolongada que um dia irão preencher o esqueleto deixado na sua paisagem depois que as plantas de vida curta forem retiradas.

Árvores e arbustos podem ser divididos em grupos de acordo com diferentes hábitos de crescimento. Muitos deles podem ter um hábito de crescimento quando jovem e outro quando maduro. Vinhas podem ser divididas de acordo com a maneira na qual elas sobem no suporte e o tipo de suporte que precisam. Contudo, todas as vinhas podem crescer como plantas rasteiras. Apenas plante-as em um espaço aberto sem objetos nos quais elas possam subir e elas irão se espalhar bem. Assim que uma vinha encontra um suporte, ela irá escalá-lo.

Árvores Florais
Árvores florais podem ser um dos elementos de maior destaque da paisagem. Maçãs silvestres aromáticas, flores aromáticas de árvores de neve e cerejas caindo com o florescer cor de rosa podem ficar na mente muito tempo depois de as flores terem acabado.

Árvores florais dão uma ênfase excelente quando plantadas sozinhas. Esse é um bom uso para elas em lotes pequenos. Para áreas maiores, é possível plantá-las desordenadamente ou repeti-las para formar uma seqüência reta ou curvilínea. Muitas árvores florais são interessantes em todas as estações com flores pomposas na primavera, folhas verdes ou bronze-lilás no verão, folhas com cores vivas no outono e frutas radiantes ou casca atraente no outono ou inverno.

* Árvores florais podem ser um excelente acréscimo a um jardim com algumas flores perenes. Nesse caso, dê atenção especial ao casco da árvore quando fizer a escolha. O casco (prata, preto, verde ou vermelho, tanto liso quanto texturizado) pode ser lindo e acrescenta interesse ao seu jardim no inverno. Considere, por exemplo, o casco em cinza, marrom, laranja ou vermelho que descasca da stuartia, assim como suas flores creme de verão e sua bela cor de outono. O bordo (maple tree) com casco para papel, apenas com flores pequenas no início da primavera, possui folhas e casco com cor de ferrugem e radiantes que brilham em laranja e vermelho no outono. Frutas coloridas de outono são um colírio para os olhos assim como para os pássaros.

* Escolha uma árvore floral ao invés de uma árvore de sombras para um quintal pequeno. Não apenas o tamanho é correto, mas você também irá obter belas flores como bônus.

* Árvores que não passam de 4,5 m incluem a amelanchier Spring Glory, a Crusader (Crataegus crusgalli), o espinheiro, a fringe tree (árvore franja) e a macieira silvestre Camelot.

* Árvores que ficam entre 4,5 e 9 m incluem a amelanchier Autumn Brilliance, a redbud (espécie de olaia) e o arbusto kousa dogwoods (Cornus kousa).

Árvores florais somam muito ao visual do seu projeto de paisagismo. Tente essas idéias adicionais quando estiver escolhendo o tipo de árvore floral que deseja em seu jardim.

* Escolha árvores que ofereçam uma leve sombra se você pretende plantar um quintal de flores abaixo delas. Algumas árvores permitem que a luz do Sol seja filtrada entre galhos abertos ou pequenas folhas. Árvores pequenas, com galhos voltados para baixo ou com um tronco longo permitem que a luz alcance as flores pelo lado durante a manhã e a tarde. Algumas boas escolhas para misturar em canteiros de flor são as macieiras silvestres, as ameixeiras florais, as cerejeiras florais, as franklinias, as quereutérias e a lilás japonesa. Entre as árvores de sombra, considere a “honey lacust” (Gleditsia tricantos), árvores de casca dura e bétulas.

* Escolha árvores que possuem ângulos largos na junção dos galhos para evitar galhos fracos e dano por gelo. O ângulo do galho mede a distância entre o tronco e a base do galho. Um galho ereto possui um ângulo estreito de menos de 45º. Já um galho firme de ângulo largo possui um ângulo de 45º a 60º.

* O problema com galhos de ângulo estreito, uma ocorrência comum em árvores como a ameixeira e a pereira Bradford, é que elas não estão bem apoiadas no tronco. Se forem cobertos de gelo em uma tempestade de inverno, podem se quebrar. O ângulo estreito de galhos também pode absorver umidade e facilitar a ocorrência de doenças.

* Outro problema pode surgir quando galhos de crescimento vertical com ângulos estreitos próximos do topo de uma árvore jovem começam a crescer tão rápido quanto o tronco principal. Pode esses galhos para manter o tronco mais alto e dominante. Se você permitir que a árvore continue nessa direção, ela desenvolve uma liderança dividida, dois troncos crescendo lado a lado. Em condições climáticas rigorosas, os troncos podem quebrar e se separar e a árvore pode morrer.

* Evite plantar árvore de frutas grandes sobre áreas pavimentadas ou com piso de madeira. Grandes maçãs silvestres, maças, pêras, outras frutas e bagas podem danificar o pátio e o piso em madeira e deixar os degraus escorregadios. Frutas doces e maduras podem atrair vespas e outros insetos. Deixe que as frutas grandes pareçam bonitas ao longe, onde ela pode cair despercebida no gramado ou na cobertura do solo. Para áreas ao ar livre, escolha árvores com frutas pequenas ou persistentes que não irão cair e causar uma bagunça.

* Compre árvores florais na primavera. Árvores compradas no outono provavelmente estiveram no viveiro durante todo o verão.

árvores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post