Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dracaena-draco-

Família: Agavaceae

Sinônimos: Asparagus draco L.

Nome comum: Dragão das Canárias

Lugar de origem: Planta nativa das Ilhas Canárias, Madeira e Cabo Verde.

Etimología: Dracaena, do grego drakaina = dragão ou serpente hembra, fazendo referência a sua seiva avermelhada como “sangre de dragão”. Draco, do latím, dragón.

Descrição: Planta arborescente de até 15 m de altura, com o tronco grosso, liso nos exemplares jovens e rugoso, com marcas nos exemplares mais velhos.
Tronco sem ramificar até que passem muitos anos.
Folhas lineares, coriáceas mas flexíveis, de cor verde grisáceo a glaucescente, de 50-60 cm de comprimento e 3-4 cm de largura.
Flores esbranquiçadas em inflorescências densas.
Frutos esféricos, carnosos, de cor laranja, de até 1.5 cm de diâmetro.

Cultivo e usos: É de destacar, o famoso dragoeiro de “Icod de los Vinos” (Tenerife),  que se calcula ter mais de mil anos. o “sangue de dragão”, obtido mediante incisões na sua casca, tem propriedades medicinais e foi bastante apreciado no passado. Planta de fácil cultivo que tolera relativamente o frio se não for muito intenso.

Deve ser utilizado como exemplar isolado.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post