Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pata

As características da pata-de-vaca encantam, e quando florescem elas chamam bastante a atenção. Suas folhas são leves e delicadas, atraindo muitos insetos. O mais importante é que a pata-de-vaca possui um porte médio em relação à outra espécie da sua mesma família. Por isso, a árvore é considerada uma espécie muito curiosa por diversas características.

Conhecida também como casco-de-vaca e unha-de-vaca a pata-de-vaca pertence à família Salpinoideae é originária da China e Índia. É muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste do país.

Suas características físicas são realmente muito parecidas com as árvores chinesas e indianas, sendo impossível não compara-las com outras famílias de lá, principalmente quando a árvore floresce.

bauhinia

Características botânicas
Uma de suas principais características descritivas é que a pata-de-vaca é uma semidecídua. Isto quer dizer que a espécie não perde totalmente as suas folhas delicadas quando o inverno chega. Mesmo sendo considerada de porte médio, ela pode chegar até 10 m de altura.

A pata-de-vaca é uma das árvores mais ramificadas que existem no sudeste do Brasil e até mesmo em outros países originários. Quando chega a metade do inverno, ela floresce e permanece assim até a metade da primavera.

Os especialistas em botânica e nessas características especiais explicam como surgiu o seu nome popular: “Suas folhas são simples, levemente coriáceas, parecendo bipartidas, dando a semelhança de uma pisada de bovino, daí seu nome popular”.

Flores
As flores da pata-de-vaca chamam muito a atenção e estão sempre vistosas para atrair insetos polinizadores que possam disseminar a espécie. Na maioria das vezes, a suas flores nascem com a cor rosa, bem clara, estriadas, com uma das pétalas com uma mancha em rosa avermelhado, reunidas em inflorescências na ponta dos ramos.

patadevaca

Cultivo
A pata-de-vaca é uma planta bastante adaptada ao clima brasileiro e por isso é bastante cultivada pelo sul do país, mas especificamente no sudeste. A fertilização do solo é o quesito menos importante para a espécie, já que ela se desenvolve bem em qualquer local onde tenha bastante sol.

O solo pode ser o fator menos importante, mas ele precisa estar bem drenado para que a árvore cresça de forma saudável. Com relação ao seu tipo de propagação e o seu clima ideal de cultivo, tolera climas mais frios com geadas, mas desenvolve-se melhor em temperaturas mais amenas.

Propagação
A propagação é feita por sementes e, se elas forem coletadas logo que liberadas pelas vagens quando secam, a germinação ocorre em menos de 15 dias.

A pata de vaca também é uma espécie muito prática já que não necessita de podas constantes como outras espécies da sua família, somente de formação  e galhos mal formados se houver. Esta técnica somente é usada em último caso.

bauhiniavariegata18

Fertilização
Embora esta seja uma etapa menos essencial no cultivo da pata-de-vaca, aqui vai uma dica infalível para a sua fertilização: para estimular uma bela florada aplicar mensalmente durante o outono NPK, fórmula 04-14-08 de 3 a 16 colheres de sopa, conforme o tamanho da árvore, nunca coloque junto ao tronco.

Paisagismo
A pata-de-vaca é especialmente usada em paisagismo. É preciso prestar atenção às suas folhas. Se elas tiverem o formato exato de uma pata-de-vaca, ela tem mais importância do que embelezar ou mesmo trazer sombra a um ambiente, por isso as folhas da pata de vaca são tão importantes. Ainda que haja espécies usadas somente para ornamentação de locais, existem aquelas que são nativas. Somando-se às exóticas, são mais de 300 espécies, algumas bem parecidas entre si.

036

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post