Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jaboticabeira

A jabuticabeira é uma planta de origem brasileira, aparecendo também em outros países da América do Sul (Colômbia, Paraguai) e ocasionalmente, na Flórida. É uma das espécies nativas mais utilizadas na arte do bonsai.

Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes, cerca da metade delas é bem produtiva; a outra metade, nem tanto. A fitografia da jabuticabeira, ainda está um tanto confusa. Alguns pesquisadores citam duas espécies de Myrciaria: Myrciaria jaboticaba, com frutos pequenos de pedúnculo escuro e Myrciaria cauliflora, com frutos grandes e sésseis.

É uma planta de clima tropical e subtropical úmido, sem excesso de umidade; não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes. As jabuticabeiras são encontradas desenvolvendo-se bem em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 20ºC (Rio Grande do Sul) e em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 30ºC (Pará). A pluviosidade mínima (chuvas) requerida é de 1.000mm./ano (ideal em torno de 1.500mm./anuais bem distribuídos). Em regiões secas o cultivo da jabuticabeira requer irrigação adequada. A umidade relativa do ar deve estar entre 75% a 80% e a luminosidade, em 2.000 horas/luz/ano. O pomar deve ser protegido de ventos dominantes, com a utilização de quebra-ventos.

A jabuticabeira é espontânea em grande parte do Brasil. É encontrada com mais frequência em Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas pode também ser encontrada em outras regiões do país, como na Bahia, ou em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 9 m de altura, dependendo da espécie.

É conhecida há mais de 400 anos, também, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Nome de origem indígena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existência deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no chão. Estes índios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

Como bonsai ela deve ser cuidada da seguinte maneira:

jabuticabeira

Em climas temperados, pode ser colocada durante todo o ano, próxima a uma janela bem iluminada e arejada, porém cuidado com os ventos muito fortes. Em ambientes externos (aconselhável que seja desde a metade da Primavera até o final do Verão), o ideal é colocá-la em um local ensolarado ou a meia sombra. Não suporta geadas fortes, devemos protegê-la do frio, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 15ºC.

Quando for preparar o vaso para o plantio, é fundamental garantir um bom sistema de drenagem para escoar a água das regas. Antes de colocar a mistura de terra, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso. Regue generosamente durante os meses de Verão, a jaboticabeira adora solos encharcados, porém reduza a freqüência da rega durante o Inverno. O melhor é manter o solo fortemente úmido.

Para adubá-la deve-se preparar uma mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de pedriscos e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura até mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura adequada à borda do vaso. Se for preciso, abra mais a cova ou coloque mais terra para chegar na altura desejada. Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado, preservando o torrão de terra da muda, pois ele protege as raízes. Tudo certo? Agora complete o vaso com a mistura de terra e faça uma rega abundante. Use torta de mamona + farinha de osso a cada trinta dias, do início da Primavera até o final do Verão. Durante o Outono e o Inverno, diminua a freqüência. O adubo de liberação lenta, pode ser usado sem problemas, desde que não se exagere na quantidade.

A melhor época para transpantá-la é na Primavera, bem no início dela, e somente a cada dois anos, fazendo uma poda moderada das raízes. Após o período de adaptação, a planta deve receber diariamente pelo menos 4 horas de luz solar direta. É preciso também cuidar da nutrição das frutíferas. No cultivo em vasos, as adubações devem ser realizadas com maior freqüência e adequadas à espécie escolhida. De forma geral, dê preferência às adubações orgânicas com esterco curtido, torta de mamona, húmus de minhoca, etc

A jabuticabeira cresce naturalmente como uma árvore, então a aramação é pouco utilizada. Mas, se for necessário, faça somente nos galhos mais lenhosos, sua madeira é bem flexível, mas sempre tome cuidado ao tentar “dobrá-la“. Antes de aramá-la, fixe bem a planta, com fita adesiva ou alguma outra coisa que evite que o tronco principal fique balançando enquanto você enrola o arame na árvore.

Pode os brotos no segundo ou quarto par de folhas, quando estiver com seis ou oito pares de folhas desenvolvidas, isso fará com que a próxima brotação seja mais vigorosa, e ajuda a manter a forma do bonsai. Você pode fazer podas drásticas ou remoção de galhos durante todo o ano, porém, a melhor época é durante a Primavera.

A reprodução pode ser feita através de sementes e é bastante simples conseguir que a árvore se desenvolva, principalmente se as sementes forem semeadas logo após serem retiradas do fruto. A jabuticabeira é uma planta que demora a produzir frutos, então é recomendado que se obtenha um bonsai através da alporquia de um galho que já esteja frutificando, fazendo o anelamento completo do tronco e, utilizando algum tipo de hormônio enraizante. A época recomendada para a alporquia é o final do Inverno.

33041qarmymnxlc

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



25 Responses

  1. Sonya, amei esse blog! É tudo de bom! Parabéns!
    Resolvi comentar aqui, pois sou completamente fissurada por jaboticabeiras. Esse fundo musical…

  2. oi td bem? adorei seu blog e gostaria se possivel q vc comentasse um pouco ssobre a jabuticaba açu e a coroada. Se puder, de uma olhada em meu humilde blog

  3. Legal o seu blog, Mas gostaria que respondesse quantos anos depois do plantio a jabuticaba começa a florir, pois tenho duas plantei de semente uma com 9 anos e outra com 7 anos e nem uma ainda deu flores. tem alguma coisa de errado ou é normal.

    Obrigado.

  4. #4
    carlucio 
    Wednesday, 11. May 2011

    gostei muito da matéria.
    gostaria de saber quando podar uma jabuticabeira normal como, época certa tipo, mês etc…
    obrigado!

  5. Amei o blog, estou aproveitando muito, gostaria de saber o nome desse fundo musical é muito bom…obrigado.

  6. #6
    paulo henrique 
    Thursday, 15. September 2011

    Bem legal o seu blog, sera q vc poderia me tirar uma duvida? comprei uma jabuticabeira d incherto e nao sei como plantala,nao sei q tipo d adubo ou vitaminas utilisar pode ser?

  7. Uma graça o seu blog, tenho bonsai de jabuticabeira, e esta vendo fotos entrei no seu blog e amei… esse fundo é uma delícia… parabéns.

  8. Ótimo blog,
    Cultivo uma jaboticabeira, com sou iniciante nesta arte, peço ajuda à todos, pois as folhas da jaboticabeira está caindo bastante (brota folhas novas, mas em quantidade pequena), que faço?

  9. #9
    jaqueline ferreira 
    Wednesday, 15. February 2012

    Comprei uma jabuticabeira e desejo cuidar bem dela. Gostei das informações que li aqui.

  10. #10
    maria helena pascoal 
    Sunday, 26. February 2012

    Amei o seu blog.Estou precisando de ajuda.Tenho uma jaboticabeira num vaso.Ela esta com um metro e trinta .Eu podei na lua cheia ou nova porque nao quero que fique grandona.Ela tem dado muita flor,mas estao caindo.Estou mantendo sempre humida.Porque sera que as flores caem?Ja deu umas cinco docinhas,grandes.Mas estao caindo as flores e nascendo folhas novas.Tenho medo de colocar remedios porque podem ser toxicas.Toma so de manha até cinco horas da tarde,mas toma vento,fica no meu terraço no quarto andar.Como cuidar dela para dar bastante frutos?Se puder enviar para meu email seria melhor eu tenho pouco tempo para ficar no pc,me ajude por favor.Desde ja grata.
    Maria helena

  11. #11
    conceicao das dores carneiro 
    Thursday, 5. April 2012

    tenho uma jaboticabeira ha um ano de 1.50 alt. ja deu muito espaçado duas ou quatro frutas e parou e não cresce, que adubo, quando podo e como podar?

  12. tenho uma jabuticabeira no meu quintal tipo enxerto.Ja produzio varias vezes.
    agora em uma parte da arvore as folha secaram.
    Sera que voce pode indicar algum lugar ou pessoa que possa procurar?

  13. #13
    jair machioni 
    Monday, 30. April 2012

    Olá, comprei um pé de jabuticaba com cerca de 2 metros, plantei num vaso grande e molho todos os dias, depois de dois meses todas as folha caíram, será que ela morreu, estou tratando de maneira certa. Obrigado.

  14. #14
    elisabete 
    Tuesday, 1. May 2012

    querida sonya amo cuidar de plantas gostaria de sua ajuda sera ,que posso fazer adubo orgânico diretamente no solo? todas as paginas que encontro sobre o assunto falam em composteiras ou coisa do tipo, então peço que me ajude quanto a isso , ja começei a enterar resto de lixo orgânico em uma cova que fiz proximo a horta mas tenho medo de atrair ratos e insetos o que devo fazer?

  15. OLA TENHO UM JABUTICABEIRA DE +OU- 15 ANOS E NOTEI QUE JA ALGUNS MESES ELA PARECE QUE ESTA DESRREGULADA E SO DA UM POUQUINHO DE FRUTAS E PARA E TAMBEM ELA NAO ESTA COM BASTANTE FOLHAS TEM UM POUCO AQUI UM POUCO ALI ELA ESTA BASTANTE DESFOLHADAS O QUE EU POSSO FAZER PARA REGULAR A PLANTA NOVAMENTE E PARA ELA DAR MAIS FRUTOS E TAMBEM VOLTAR A TER MAIS FOLHAS OBRIGADO.

  16. #16
    Mauricio dos Santos 
    Thursday, 8. November 2012

    Olá, gostei do site. Bom, comprei uma muda de jabuticaba com cinco frutos há tres anos. Ela já cresceu bem (2m de altura) mas não dá frutos. Já adubei deixo uma fio de água no pé e nada de dar frutos. O pé está muito bonito. O que devo fazer para produzir.
    Obrigado

  17. #17
    Francisco 
    Sunday, 14. April 2013

    Moro em Copacabana, R.Janeiro em um apartamento.Minha infância foi num pequeno sítio,onde um pé de Jaboticabeira sempre foi o lugar em que eu mais gostava de ficar ,não só admirando,como esperando a época das jabuticabas e trepar no pé para pegá-las.
    Gostaria de comprar um pé de Jabuticaba dentro de um vaso onde não cresça mais que 2 metros e que dê frutos quase o ano inteiro(eu sei que tem), e que me possa fornecer orientações de como manter esse pé sadio para o resto de minha vida.
    Agradeço desde já a orientação que devo receber dos senhores.

  18. Olá , gostaria de uma informação sua , comprei um pé de jabuticaba e plantei em um vaso mas as folhas cairam todas , estou sem saber o que fazer…

  19. #19
    osvaldo 
    Friday, 24. May 2013

    ola, tenho um pé de jabuticaba sabara porem o mesmo esta muito alto e os vizinhos de um sobrado estão reclamando por causa do sol que não entra em suas janelas, quero saber como podar e quando. tambem tenho um outro pé de uns 3 metros de altura aguo sempre com agua a vontade porem não quer dar frutos o que fazer/?.obrigado.

  20. amei seu blog, e vou recomenda-lo no meu : http://www.vovoantenada.com.br O que me trouxe até ele foram as informações sobre a jabuticabeira. tenho uma bela e produtiva jabuticabeira em minha casa e morro de ciumes dela.

  21. #21
    Harolmar Angelo Gusi 
    Monday, 10. June 2013

    Ola, tenho um pé de jabuticaba plantei a mais de 18 anos, que devo fazer para dar frutos, hoje ela esta com 3 metros de altura. grato por qualquer informação…abs

  22. #22
    Claudio J. Teixeira 
    Monday, 5. August 2013

    Tenho uma pé a + – 10 anos, esta com 3 metros( mantenho controle de poda) e produz o ano todo.
    Porém o seu tronco fica na sua maioria preto, como se fosse uma fuligem, que raspando ela sai.
    Tem algum tratamento especifico ou o que devo fazer?
    Att. grato

  23. #23
    Américo de Souza e Silva 
    Friday, 18. October 2013

    Comprei uma muda de jabuticaba sabará com + – 1,00 metro. Já a transportei para um vaso maior de acordo com a explicação que foi dada. Será que já posso dar uma podada. Obrigado.
    18/10/013

  24. #24
    FAGUNDES VITOR OLIVEIRA 
    Wednesday, 7. May 2014

    TENHO DOIS PES DE JABUTICABEIRA RAJADA OU PAULISTA ESTA COM VINTE E TRES ANOS E NAO PRODUS OQUE FAZER

  25. #25
    elton silva 
    Sunday, 28. September 2014

    gostei muito do blog. Tenho dois pre bonsai de jabuticaba! A s informaçoes foram muito valiosas. Tambem estou com 3 pre bonsai de araçauna. Ainda nao deram frutos. Mas a arte do bonsai e paciencia entao vou tentado e cuidando com tempo vai dar. Grande abraço

Comente sobre o post