Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Syagrus romanzoffiana

O Jerivá é uma palmeira nativa da Mata Atlântica no Brasil, mas que pode ser encontrada em diferentes tipos de florestas, como restinga, floresta ombrófila densa, floresta estacional semidecidual, mata ciliar, mata paludosa, floresta estacional decidual, cerrado.

É uma planta perene,  com um crescimento moderado, e uma altura média de 10 a 12 m (chegando a ter mais de 15 metros), alguns exemplares chegam a ter um tronco com mais de 60 centímetros de diâmetro.

As folhas são grandes, cor verde intenso com até 4,0 m de comprimento, compostas e pinadas. Sua inflorescência é um cacho comprido, com mais de 1,0 m, bastante ramificado, com forma pendente, produzindo pequenos frutos globosos amarelos e que são apreciados pelos animais selvagens, o que ajudam assim na disseminação da espécie.

Também é chamado de baba-de-boi, coco catarro, coqueiro, coqueiro-gerivá, gerivá, coquinho, coquinho-de-cachorro ou jeribá.

É da família Palmae, a fruta, amarela, que é ovalada, não passa de 3 cm na sua parte maior, tanto que são cerca de 100 unidades por quilo, chegando à produzir cerca de 140 kg. A parte externa, carnosa, é composta de uma mucilagem adocicada muito apreciada por alguns animais, como papagaios e maritacas e esquilos-caxinguelê, ou mesmo por cachorros e pelos humanos, principalmente a criançada, sendo uma lembrança comum aos interioranos a quebra destes coquinhos batendo com pedras, para alcançar as suas amêndoas. Floresce e frutifica em diferentes meses do ano, dependendo da região em que se encontra. Internamente possui uma pequena castanha bem parecida com a do coco-da-Bahia. A semente germina em cerca de 100 a 150 dias, tendo um potencial de germinação de 50 a 79%. A folha tem a forma perenifólia e é usada como ração para o gado. A árvore fornece também o palmito para alimentação humana.

A madeira é muito usada nas construções rurais como por exemplo o madeiramento de telhados, é utilizado para paisagismo ornamental e também para fazer reflorestamentos em áreas degradadas, preservação permanente, plantios mistos. Possui grande resistência no transplante, mesmo quando adulta. Pode ser encontrado em vários estados do Brasil, como:Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

O florescimento ocorre ao longo de todo o ano, mais frequente na primavera até o final do verão.

Aprecia sol, solo rico em matéria orgânica e levemente úmido, sendo recomendado para cultivo em zonas úmidas.

Muito decorativa, tem sido empregue com bastante intensidade em jardins, ruas e avenidas.

55

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    cleidival fruzeri 
    Wednesday, 17. November 2010

    sugiro acrescentarem o modo de cultivo do coqueiro. desde a coleta das sementes até o ponto ideal de semeadura da mesma.
    algumas dúvidas: plantar a semente em qual tipo de substrato? como deve ser a embalagem de semeadura? como deve ser a hidratação do solo? que tipo de adubo usar? etc

    grato

    Fruzeri

  2. Vou ter que arrancar a minha palmeira jerivá. Nós plantamos muito perto do muro e ele está sendo afetado pelas suas raízes

    Estou chateada ela está super linda. O pior é que o dono do viveiro de mudas veio e viu que estávamos plantando em uma cova rasa e muito perto do muro e não nos alertou.

  3. OLA, MEU VIZINHO TEM UM BELO JERIVA DE JÁ UNS 15 METROS, E COMO MORAMOS EM CASAS ANTIGAS , A MINHA NÃO TEM MURO LATERAL .É JUSTAMENTE ONDE ESTÁ PLANTADO O JERIVA.ENCOSTADO AO MURO QUE É A PAREDE INTERNA DE MINHA CASA QUE DÁ NOS QUARTOS.NOTEI ELEVAÇÃO DO PISO E RACHADURAS NA PAREDE.SERÁ QUE É MESMO POR CAUSA DO JERIVA? JÁ QUE AS RAIZES SÕA PEQUENAS, TEM ALGO QUE POSSA SER FEITO SEM DANO AO JERIVA? APESAR DE ESTAR AFETANDO MINHA CASA SOU ABSOLUTAMENTE A FAVOR DA NATUREZA, SÓ QUE DENTRO DA MINHA CASA NÃO SEI O QUE FAZER
    GRATA REGINA

  4. Olá, Tenho uma palmeira Jerivá em casa e não quero mais, gostaria de saber se vocês podem indicar alguém que queira ela e se responsabilize pela remoção. (Curitiba)

    Ela tem uns 10m de altura e o tronco uns 50cm de diâmetro.

    Helena

  5. #5
    Maria Mavaglunaeide 
    Monday, 27. May 2013

    Eu estou procurando um Coqueiro Jerivá aonde acho?Aqui nem pensar!!!e

Comente sobre o post