Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Delonix Regia567

A árvore Flamboyant é uma espécie da família das Fabaceae e tem origem na África, onde a maior incidência acontece na famosa ilha de Madagascar. Essa linda árvore está entre as espécies mais famosas do mundo.

Apesar da sua origem africana, a Flamboyant pode ser cultivada em diversos outros locais, o que fez com que ela também recebesse outros nomes populares como, por exemplo, Acácia-rubra, Árvore-flamejante, Flamboiant, Flor-do-paraíso, Pau-rosa, entre outros.

Quando bem cultivada, ela pode crescer até 12 m de altura, o que vai fazer com que ela seja considerada uma árvore de médio e alto porte, dependendo da região. Para a biologia, ela é categorizada como uma árvore ornamental e de fato isso acontece, já que a beleza dessa planta realmente vai dar um toque todo especial em praças, jardins, campos ou qualquer outro lugar em que ela seja cultivada.

Por ter um ciclo de vida perene, o que significa que a planta leva mais tempo para completar o seu ciclo de brotação, a flamboyant passará o ano inteiro com novas folhas, flores e frutos.

A beleza dessa árvore, realmente deslumbrante, não é a toa. O seu tronco é bem forte, um pouco retorcido e a copa é bem ampla o que vai agradar a todos aqueles que querem uma planta para dar mais sombra e beleza a um determinado ambiente. Essa copa tem a forma de um guarda chuva e a largura somente dessa parte da planta pode ser até maior do que a altura da própria árvore.

Delonix_regia_02

Folhas, flores e frutos
As folhas do flamboyant são bipinadas, o que significa que elas são recompostas, formadas por até 15 pares de folíolos, onde cada um destes contém entre 12 e 20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

As flores, na verdade inflorescências, aparecem apenas quando a árvore perde todas as folhas, caso que acontece sempre que um ciclo de vida é encerrado. Elas são grandes e se apresentam sempre nas cores vermelha ou laranja. A floração acontece sempre a cada primavera e a cada verão.

Os frutos são vagens bem lenhosas e grandes, com aproximadamente 45 centímetro de comprimento. Quando eles amadurecem, a cor muda e eles ficam totalmente marrons.

Além dessa flamboyant tradicional, existe ainda uma variedade conhecida por Flavida. As características de formação das duas árvores são bem iguais, mudando apenas as flores que no segundo caso, passam a ter coloração amarelada.

As raízes dessa árvore merecem muita atenção porque como esta é uma espécie de planta com porte bem grande, as raízes passam a ser bastante agressivas devido também o seu tamanho e espessura.

Um dos maiores problemas enfrentados por cultivadores dessa espécie, é que a maior parte das raízes da flamboyant ficam acima da superfície, o que faz com a região onde ela esteja plantada, não possa ser ornamentada ou outras plantas, não podendo também existir nenhum tipo de tubulação de água, esgoto, paredes e principalmente fiação elétrica.

Delonix Regia

Ornamentação
Parece meio que equivocado falar de ornamentação de uma planta com 12 m de altura. Acontece que a beleza da flamboyant é muito conhecida ao redor do mundo inteiro e a diversidade de opções que encobre essa árvore quando o assunto é ornamentação, é bem grande.

A flamboyant pode ser cultivada em residências, desde que tenha espaço suficiente para isso, ela pode também ser utilizada como árvore de sombra em parques, praças e jardins abertos ou fechados. Essas árvores podem ainda serem utilizadas de forma isolada, já que as cores da planta já dão um toque bem especial ao ambiente.

Devido a sua elevada resistência à salinidade, você pode cultivar a flamboyant em regiões do litoral também que ela vai crescer perfeitamente.

Delonix-regia-capsulasementes

Cultivo
Devido à região de origem da árvore, os melhores climas típicos para que você cultive a sua flamboyant é o Equatorial, Subtropical e Tropical. Se a sua região não apresenta essas características, você pode ainda montar um ambiente com iluminação e temperatura que simulem essas três opções de clima e cultivar a sua planta. Isso pode ser feito com uma fertilização especial, com luzes artificiais, etc.

O crescimento é bem rápido, então diferente de outras árvores de porte grande, você não precisará esperar uma vida toda para ter uma árvore crescida. Em um ano, ela cresce aproximadamente 1,5 m, principalmente em regiões onde o clima é mais quente. Como foi mencionado mais acima, essa árvore perde todas as suas folhas em uma época do ano e isso acontece geralmente durante o inverno.

flamboyant

Flores
O cultivo da flamboyant deve ser feito sempre sob o sol pleno, com solo bem fertilizado e as irrigações feitas em períodos bem regulares. Esse último cuidado é muito importante no primeiro ano de vida da sua planta, para que ela cresça bem e sadia. A flamboyant não vai tolerar frio, principalmente os mais fortes.

A multiplicação da planta é feita por estacas sem lenhosas ou então sementes. No caso da multiplicação feita por semente, é necessário que ela passe por um processo de escarificação ou imersão em água aquecida a 80ºC por aproximadamente 10 min.

Isso deve ser feito porque essas sementes apresentam uma leve dormência tegumentar que deve ser quebrada antes de ir ao solo. A germinação acontece sempre após duas semanas que as sementes foram plantadas.

entardecernolago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post