Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lagarta_palmaceas

Com o final do inverno, o aquecimento da temperatura e o advento da primavera, devido ao desequilíbrio ecológico urbano, há uma explosão na população de insetos e micro-organismos.

Se possui palmeiras e coqueiros na composição do seu jardim, saiba que é nessa época que as lagartas aparecem sobre as folhas e causam estragos ao paisagismo.

Infestação de lagartas nas palmáceas
As lagartas da espécie Brassolis sophorae conhecida como lagarta-das-folhas ou lagarta-do-coqueiro se alimentam principalmente de brotos e folhas jovens e macias das palmeiras e coqueiros e se propagam rapidamente em regiões de clima quente. Como as lagartas destroem suas folhas, deixam apenas as nervuras, as plantas passam a absorver menos nutrientes do solo e deixam de ser vistosas.

Controle natural de lagartas nas palmáceas
O controle natural das lagartas que atingem especialmente as palmáceas é feito pelos pássaros que se alimentam destes insetos.

Portanto, um tipo de controle natural sugerido é o plantio de árvores nativas silvestres e frutíferas como a cereja do Rio Grande, as amoreiras, pitangueiras, jabuticabeiras, entre outras espécies. Essas árvores atraem pássaros que, além de se alimentarem com os frutos, alimentam-se também de lagartas, mantendo o equilíbrio ecológico no seu jardim.

Controle químico de lagartas nas palmáceas
Como muitas vezes plantar esses tipos de árvores não é possível, abaixo estão três técnicas com produtos químicos que podem ser aplicados, começando pelo mais inofensivo:
1 – Em um pequeno saquinho de filó, ou em um pé- de- meia coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.

2 – Amarre com barbante um retalho de estopa com pó de veneno para lagartas, à venda nas lojas especializadas, onde as folhas nascem.

3 – Compre nas lojas do ramo, produto líquido ou em pó para extermínio de lagartas. Prepare a medida certa na bomba pulverizadora. Use óculos, máscara protetora e uma escada para pulverizar o local.

Contra brocas em palmeiras e coqueiros, limpe bem o local com canivete, tirando tudo que for possível. Aplique então produtos comerciais para eliminar brocas, depois tampe com argila ou massa de barro para que o produto penetre na seiva.

37589

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. #1
    Luiz Ferreira 
    Friday, 5. August 2011

    Pesquisei várias páginas e ésta foi a mais indicada para o meu problema.
    Fiquei muito contente.
    Meus sinceros agracecimentos

    Luiz Ferreira.

  2. #2
    Gilda Melo 
    Monday, 29. August 2011

    Eu tenho uma palmeira imperial na porta de minha residência. Há uns 10 dias ela foi atacada por lagartas deixando a palmeira todinha sem suas folhas. Gostaria de saber uma maneira de acabar com a praga. Minha palmeira é muito alta impossibilitando a pulverização. O que eu poderia fazer, ou deverei acionar um técnico para regularizar esta situaçao? Antecipo meus agradecimentos. Gilda Melo

  3. #3
    antonio luiz 
    Sunday, 2. October 2011

    Tenho vários pés de coqueiro no jardim de minha residência,hoje notei várias lagartas passeando pelo jardim, e até dentro de casa. Tenho dois problemas: O primeiro é como acabar com as lagartas dos coqueiros, e a segunda é que a vizinha tem muitos pés de coqueiros e são bem altos, e notei que parte das lagartas sobem o muro e vem para o meu lado, O que posso fazer? fico muito grato se resolver esses problemas. antonio luiz.

  4. #4
    Marlucia spadeto 
    Friday, 25. November 2011

    Obrigado pelas dicas e receitas para eliminar as pragas/lagartas do coqueiro,esta pagina foi a mais objetiva que eu encontrei.

  5. #5
    tereza emboaba 
    Saturday, 1. September 2012

    obrigada,este sait foi o mais coerente que encontrei,tenho pavor de lagartas,quando esta na epoca delas tenho ate crises de pressao alta,,,tenho uma palmeira em casa que nao encontro soluçao,no ano passado meu marido fez uma limpeza tirando as folhas e as lagartas,eram milhares delas,nao dava pra acreditar na quantidade,tenho pavor so de lembrar,,,,,,,tenho vontade de cortar a palmeira,,,mas meu marido nao aceita,,diz que medo e frescura,,enquanto nao arrumo soluçao vou rezando……….

  6. #6
    FIDELMIR LOBO 
    Wednesday, 17. October 2012

    segundo informações do pesquisador Edson Possidônio Teixeira, pode ser realizado um controle biológico pulverizando os coqueiros com Beuveria Bassiana (fungo) ou com o Bacillus Thuringienses (bactéria)

  7. #7
    Helena Duarte 
    Tuesday, 23. September 2014

    Boa tarde tenho um pé de coqueiro que está cheio de lagartas ele é muito alto o que dificulta a pulverização, gostaria de saber se tem outro meio de acabar com elas desde já obrigada.

Comente sobre o post