Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crescentia Cujete

Nome Científico: Crescentia Cujete
Nome Popular: cuité, coité, cabaceira, cuieira
Família: Bignoniáceas
Origem:
América Tropical e Antilhas
Ciclo de Vida:
Perene

Árvore perene de porte médio de até 12 metros de altura com ramos longos, pendentes e cobertos por folhas em toda a sua extensão. As folhas são simples, inteiras, alongadas, de diversos tamanhos, cor verde-escura e brilhante.

Não forma uma copa frondosa. As flores são relativamente grandes, hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), formadas ao longo do tronco e ramos de cor branco-amarelada. Os frutos são ovóides ou arredondados, cor verde-clara, com 15 a 30 centímetros de diâmetro.

As cascas dos frutos tornam-se marrom-negros quando maduros e bem duros. A polpa é amarelada e contém muitas sementes. A planta se desenvolve e frutifica bem em condições de temperatura quente a amena, não tolera regiões frias sujeitas a geada.

A propagação é feita principalmente por sementes e pode ser feita também por enraizamento de estacas. A planta tem um lento crescimento, mas após alguns anos produz vários frutos grandes arredondados que despertam curiosidades.

A planta é adequada para plantio em parques e jardins, pelo exotismo de seus frutos gigantes, semelhantes à melancia, no tronco e nos ramos. As sementes podem ser consumidas, se cozidas ou torradas.

A polpa pode ser usada no preparo de xarope. Os frutos, depois da retirada da polpa e secos, podem ser usados como recipientes domésticos, chocalhos, cuias, pratos e colheres rústicos.

corujinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



10 Responses

  1. #1
    wilian da silva 
    Tuesday, 12. April 2011

    a colheita do coite quando começa .quando o fruto esta totalmente ceco,si apanhar verde ele fica podre.

  2. #2
    Regina S D B 
    Thursday, 28. July 2011

    Minha tia de Goiânia me disse que o fruto maduro da planta de coité, serve par a fechar as feridas da perna(erzipela) e só lavar a ferida e ralar a cuia do coité,
    coloque o pó ralado em cima da ferida e cubra-a com gases. Todos os dias troque o curativo e logo a ferida fechará.

  3. #3
    Ana Soares 
    Sunday, 31. July 2011

    Meu pai tinha problemas renais, iria fazer hemodiálise e tomou o chá das folhas do coité e se restabeleceu, não precisou mais fazer a hemodiálise.

  4. #4
    jose valter costa 
    Wednesday, 10. August 2011

    minha mãe e acomitida de 2 avcs depois de quatro anos um visinho me encinol um cha ou cafe feito com a poupa do coité comecei a dar o cafe a minha mãe e depois de 3 dias ela que não falavae não tinho movimentos começou a dar grandes risadas e ja esta fasendo algus movimentos que não fasia antes e um verdadeiro milagre GRAÇAS A DEUS MEU NOME E VALTER COSTA SOU DE CARUARU -PE OBG…

  5. #5
    eduardo de souza lima 
    Monday, 14. November 2011

    tenho em nossa chacara estado de sp. dois pes de coite, eles floriram muito e due varios frutos ,só que estão caindo verdes ja grandes não sei o que fazer se alguem souber me informe por favor

  6. É mesmo linda esta planta, tenho plantação dela. Vendo mudas, envio pelo correio. Interessados podem escrever para marcolla@shekinahcapoeira.com

  7. Minha irmã fez o xarope da fruta do coité e deu pro seu neto que tinha bronquite asmática e ele sarou. Esta planta parece ter várias aplicações, merecia uma pesquisa específica se ainda não tem.

  8. #8
    Maurilio Miguel dos Santos 
    Saturday, 2. February 2013

    Olá Joana, paz e harmonia para você. Estou lendo aqui que fez lambedor da fruta do coité, gostaria de saber: Foi do coité ainda verde?. Outra, desde menino que ouço falar que o chá da folha de coité é ótimo para os rins e diabe, você já ouviu falar sobre isso?. Tenho dois pés de coité na minha chácara e dão bastantes frutos.
    Um abraço e aguardo sua obsequiosa resposta.

  9. OLÁ!
    TENHO PEDRA NOS RINS, A MINHA DÚVIDA É : TEM ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO?
    POSSO TOMAR O CHÁ?
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

  10. ESTOU PRECISANDO DE UM OU MAIS MUDA DO COITÉ,
    QUEM TIVER, FAVOR ENVIAR PARA O SEGUINTE ENDEREÇO:
    AV. CRISTÓVÃO MOREIRA DA SILVA, 550 JD. BELVEDERE – VOLTA REDONDA-RJ
    CEP 27 258 030
    TEL 24 98156 0001 TIM

    TEL 24 99902 9591 VIVO

    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

Comente sobre o post