Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Crataegus Monogyna1

A planta conhecida como  pilreteiro, é um tipo de espinheiro branco bem comum em toda a Europa, no noroeste da África e na Ásia Ocidental onde são os lugares nativos dessa  espécie. Está entre as plantas da família das Rosaceae e quando bem cultivadas podem alcançar uma altura de até 10 m, mas a maioria das espécies chega apenas a 4 m. É uma espécie que vive bastante, podendo chegar até 500 anos de idade.

Apesar de possuir uma altura máxima que podia incluir esta planta como uma árvore de porte médio e alto, a média de crescimento ainda é bem menor e por isso para a biologia ela ainda é considerada uma árvore de porte pequeno. A sua copa é bem arredondada e os ramos apresentam-se bem divididos e com muitos espinhos bem longos e aguçado. O seu tronco é bem liso e possui uma cor acinzentada.

Suas folhas, medindo cerca de 4 ou 5 cm, são bem simples e encontram-se alternadas em toda a planta. O seu formato é ovalado com a base bem sub truncada. A cor das folhas do pilreteiro é um verde um pouco escuro na parte superior e são um pouco locadas com aproximadamente de 3 a 7 lobos dentados por folha.

pilreteiro

Floração
Geralmente as flores do pilreteiro surgem quase sempre nos meses de março, abril e maio, então esta é uma maravilhosa época para intensificar os cuidados para ter uma floração robusta e com flores bonitas.  Já a maturação dos frutos acontece nos meses de agosto, setembro e outubro.

Habitat e cultivo
Estando dentro das condições de climas para a planta, o pilreteiro se adapta em qualquer tipo de solo, não precisando ter um pH específico como acontece geralmente com qualquer espécie. Os solos frescos e soltos conseguem receber melhor a planta e ela se desenvolve muito mais rápido.

Nas regiões de baixa altitude é onde vamos encontrar a maior parte destas plantas. O pilreteiro consegue sobreviver à uma temperatura de até -18ºC, então se você mora em uma região muito fria, não precisa temer sobre a temperatura desgastar as folhas da planta, porque ela vai reagir bem a estas quedas bruscas do tempo.

Podem ser cultivada sob a luz plena que vão reagir muito bem, mas crescem também com qualquer qualidade sobre este aspecto.

O pilreteiro vai exigir um solo com boa capacidade de manter-se úmido, principalmente em régios onde existe uma frequência maior de geadas. Quanto à poluição atmosférica, esta planta também resiste muito bem.

Para quem gosta de cultivar plantas com a intenção de gerar nutrientes para o solo ou animais, o pilreteiro é uma boa opção por ser uma importante fonte de alimento para larvas de muitas espécies de lepidópteros. Catalogados, existe hoje uma variedade com mais de 140 espécies de insetos ligados à esta árvore.

creatgus-monogyna

Usos
O pilreteiro é muito utilizado para ambientes com o interesse de ornamentação. Os frutos desta árvore, em alguns países possui muita importância na produção de bebidas alcoólicas. Culturalmente esta árvore também tem história e mais abaixo vamos saber mais detalhadamente sobre essa importância.

Propagação
O pilreteiro se propaga por sementes que são retiradas de seus frutos. O ideal é que essas sementes sejam retiradas na época de amadurecimento, que geralmente acontece no mês de outubro e já realize o plantio. Dessa forma a sua árvore germinará com muito mais eficiência durante a primavera.

Apesar de acontecer a germinação rápida de algumas sementes, a maior parte do crescimento da planta vai demorar cerca de 1 ano inteiro para acontecer. Algumas pessoas gostam de acelerar este processo é fazer com que a semente germine mais rapidamente e consequentemente, a planta apareça também mais rapidamente.

Crataegus Monogyna

Acontece que este processo é um pouco difícil e também lento, em relação à vantagem que ele deveria apresentar. A estratificação (nome dado a aceleração da germinação de uma semente), deve ser feita colocando as sementes por 3 meses à uma temperatura de 15 graus e depois, por mais três meses a uma temperatura de 4 graus.

Se a propagação do pilreteiro for pequena, e o cultivo seja de poucas espécies, será  muito mais eficiente fazer isto em vasos sempre em tamanho suficiente para receber a raiz da planta e sustentar o seu peso quando a mesma já estiver em fase adulta. Se a produção for em grande quantidade, neste caso o mais indicado é cultivar diretamente no solo, para evitar o processo de replantio futuramente.

farol

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post