Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




brunfelsia-uniflora

Além do nome manacá-de-cheiro a planta pode ser encontrada por outros nomes, tais como: caágamba, gerataca, geretataca, manacá-de-jardim, mercúrio e romeu-e-julieta.

É uma planta da família Solanaceae, pode incluir-se nas seguintes categorias:  arbustos e arbustos tropicais, árvores e árvores ornamentais. É originária do nosso Brasil e de outros países da América do Sul. Sua altura pode atingir 3 m de altura.

O manacá-de-cheiro, como o próprio nome diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até tornarem-se brancas.

Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (Brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.

A sua iluminação deve ser sob sol pleno ou a meia sombra. O ciclo de vida do manacá-de-cheiro é classificado como perene. Seus climas preferidos são o tropical, o equatorial e o subtropical.

As flores do manacá-de-cheiro começam a aparecer na tonalidade azul-arroxeada e conforme o tempo vai passando, elas vão clareando, quando o processo termina, as flores estão brancas.

Esse processo de mudança de tonalidade faz com que o manacá-de-cheiro seja uma planta tão especial, já que proporciona esse colorido que se altera conforme o tempo, durante a sua floração, que acontece na primavera e no verão.

Brunfelsia-m

Detalhes sobre o Manacá-de-Cheiro
O manacá-de-cheiro é classificado como arbusto, porém, não é preciso muito para que ele se torne uma arvoreta. Para isso, basta que seja eliminada as brotações que aparecem nas suas raízes..

As folhas do arbusto são ovais e lisas e graças a sua beleza é muito usada no paisagismo. Outra vantagem para o uso na ornamentação é que pode ser cultivada isoladamente ou em grupos. Porém, é necessário ter atenção e não plantá-la de forma alguma perto de dormitórios de crianças e pessoas com sensibilidade a perfumes. O do manacá-de-cheiro é muito forte.

A planta deve ser cultivadas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem podas de formação e aprecia o frio. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

manaca-de-cheiro04

Outras características do Manacá-de-Cheiro
Algumas pessoas costumam dizer, mais popularmente, que o manacá-de-cheiro se parece com uma pequena árvore, isso porque a sua copa fica entre 2 e 3 m de altura e não supera  2 m de diâmetro.

As suas folhas são ovaladas com um lindo verde escuro e ficam agarradas nos ramos densos. Outro detalhe é onde nascem as flores do arbusto, que ficam bem nas extremidades dos ramos e depois passam pelo processo de mudança de cor, que foi dito anteriormente. Ainda como grande característica positiva está o perfume que ela produz.

Como cultivar o Manacá-de-Cheiro
Mudas podem ser encontradas em super mercados com cerca de 50 cm de altura. Porém, pode-se optar pelas plantas já formadas, estas, já com quase 2 m de altura.

O que fará diferença na hora de escolher entre uma e outra será o  projeto paisagístico que o comprador tem em mente ou está pronto e ou espaço disponível no seu jardim. Dois pontos fundamentais para escolha do seu arbusto.

Outra forma de cultivar o manacá-de-cheiro é usando as sementes, por estaquia ou ainda, pelo “transplante de mudas”. É preciso observar que surgiram raízes em um exemplar maior. Aliás, essa característica faz com que arbusto seja considerado uma espécie entouceirada.

mancádecheiro

Comparando com o Manacá-da-Serra
O manacá-de-cheiro, se comparado com o manacá-da-serra, tem mais perfume e as suas flores ficam com um tom violeta mais forte.

Voltando ao cultivo da planta, no caso, ambas tipologias, elas necessitam ser plantadas quando tem muito sol. Porém, na hora de escolher como será, sozinha ou em grupo, faça o que considerar melhor, uma vez que o arbusto está preparado para ambas situações, até mesmo para os renques, que chamamos popularmente de cercas-vivas.

Dá até para plantá-lo em vasos, mas é importante que o recipiente escolhido seja muito profundo e ainda, com grande diâmetro. Esses detalhes garantem que as raízes não serão sufocadas e poderão e dar uma boa sustentação ao arbusto.

O solo para o plantio de Manacá-de-Cheiro
O  solo para o plantio deve ser rico em matéria orgânica. Já o substrato deve ser farto e que consiga  suprir os nutrientes exigidos pelo manacá, o que  não atrapalha a adubação química feita com enxofre e potássio.

Mas, não deixe de seguir a recomendação que vem escrita na embalagem da terra comprada para fazer o cultivo.

Para manutenção é essencial que uma boa hidratação, que  evitará o  apodrecimento. Na hora de regar os canteiros, isso deve ser feito diariamente durante o período de floração, mas, em época que a quantidade de chuvas é pouca. Quando o período é de muita água, devem passar a ser moderadas. Porém, é importante que a terra seja sempre muito bem drenada.

Se a planta for plantada em vaso, deverá ser regada entre 2 a 3 vezes por semana e a terra trocada a cada dois anos.

O manacá-de-cheiro é uma planta que pode ser podada sem problemas e a melhor época para limpá-lo é no outono. É a hora de retirar as folhas amarelas e os galhos secos.

-manaca-de-cheiro-brunfelsia12

As pragas que podem atacar o Manacá-de-cheiro
As lagartas pretas e amarelas são comuns nesse tipo de árvore. Elas costumam deixar os ovos na folha. Já as lagartas e borboletas não causam nenhum dano ao manacá-de-cheiro.

Normalmente, o manacá é atacado por fungos quando o período do ano é úmido, mas podem ser eliminados facilmente. Outras pragas que podem atacar a planta são os pulgões e as cochonilhas.

outono

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post