Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Amherstia nobilis

A rainha-das-árvores é uma espécie arbórea tropical, perenifólia e que se destaca por sua floração espetacular. Ela é originária das florestas tropicais de Burma (Birmânia), na Ásia, embora atualmente seja rara em seu habitat.

Apresenta copa arredondada e cheia, com tronco rugoso e acastanhado, e porte pequeno a médio, alcançando de 7 a 20 m de altura.

Suas folhas com 6 a 8 folíolos oblongos, grandes, de cor verde escura na página superior e verde-clara na inferior. Logo que surgem, as folhas são curiosamente pendentes, pálidas e avermelhadas, o que cria um grande fator de interesse à planta, mesmo quando está sem flores.

As inflorescências são um show à parte, longas e pendentes, com flores de formato único, longos estames e cor vermelho vivo, contrastando com pequenas manchas amarelas. Em clima favorável, floresce durante todo o ano, com mais intensidade na primavera e verão. Os frutos são do tipo vagem, deiscentes e lenhosos quando maduros.

É impossível não se encantar pela rainha-das-árvores! Não é à toa que muitos a consideram a mais bela de todas as árvores. Suas inflorescências pendentes são verdadeiras jóias da natureza e valorizam o projeto paisagístico, sempre como destaque.

Amherstia nobilis

Apesar de vegetar bem em nossos jardins tropicais, por ser de difícil propagação, ela ainda é rara nos viveiros e garden centers. O que faz com que a muda seja bastante valorizada também, com preços elevados.

Utilize a rainha-das-árvores como ponto focal em espaços que permitam a observação das flores de perto também. Ela é ideal para áreas com drenagem deficiente, mas não permanentemente encharcadas, onde outras árvores poderiam perecer.

O seu cultivo deve ser sob sol pleno, em um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia clima tropical úmido, de forma que seu cultivo em áreas mais continentais é complicado.

Em tempo seco, queima a pontas das folhas e cessa o crescimento. Também não tolera estiagem, ventos, ou frio intenso. Ao plantá-la, prepare bem o berço, adicionando esterco curtido de curral e farinha de ossos, para um bom desenvolvimento inicial.

Sua multiplicação é feita por alporquia e por sementes, que devem ser colhidas assim que os frutos se abrirem. As sementes podem ser colocadas de molho em água limpa por 24 horas antes do plantio, e costumam germinar com facilidade.

barco1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post