Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




spatodea5

A Espatódea é uma árvore que pode atingir 24 m de altura, pertencente à família Bignoniaceae com origem africana. É também conhecida por vários nomes, como: Tulipeira, Árvore-de-bisnagas, Árvore-de-tulipas, Bisnagueira, Tulipeira-africana e Tulipeiro-africano

É uma árvore de crescimento rápido e é utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas.

Na África, seu local de origem, pode-se observar exemplares com até 30 metros de altura. O tronco apresenta um diâmetro de 30 a 50 cm, a madeira é clara e mole e a casca fina e suberosa. As folhas são grandes, opostas e são compostas por numerosos folíolos (4 a 19) alongados e oval-lanceolados.

A primeira floração ocorre quando a árvore apresenta apenas 3 a 4 anos. As flores surgem de inflorescências terminais, com botões numerosos que abrem-se sucessivamente, garantindo uma longa floração.

spatodea

O período de floração varia com a localidade onde a planta se encontra. Os frutos se assemelham a vagens e contém numerosas sementes aladas, que se dispersam com o vento.

As flores abertas têm uma forma de taça e retém a umidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atrativas para muitas espécies de  aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas.

Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai várias espécies de beija-flores, tais como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca), ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura.

A espatódea é uma árvore de copa densa e muito rústica, indicada para espaços que requerem árvores de rápido crescimento, como em locais erodidos, parques e jardins públicos.

Não devem ser plantadas em calçadas ou próximas à construções e tubulações, pois suas raízes são muito agressivas. Sua beleza é evidenciada quando plantada isolada em extensos gramados bem cuidados.

spatodea1

Apesar de as flores atraírem abelhas e beija-flores, elas são consideradas venenosas para estes e outros animais, por possuírem alcalóides tóxicos.

Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica. Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio.

Sua multiplicação é feita por sementes e estacas que germinam com facilidade. Devido à sua grande capacidade reprodutiva pode tornar-se invasiva em determinadas situações. Em alguns locais do globo, como na Austrália, a espatódea se alastra rapidamente pelas florestas nativas, e é considerada uma praga.

É claro que a espatódea, bela africana, não é a causa de todos esses problemas. Encantado com a exuberância de suas flores, o Homem levou essa planta para os quatro cantos do mundo; mas esqueceu-se de pensar em como o ambiente e os seres vivos de cada local, que tem uma relação tão delicada uns com os outros, reagiriam à introdução da espécie.

neve053

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Olá

    Trabalho na Editora FTD e estamos elaborando um livro didatico e nele estamos interessado em publicar uma foto da planta (Spathodea campanulata. Teria algum e-mail para que possamos pedir autorização para o uso.

Comente sobre o post