Características da Cerejeira de Okinawa (Prunus campanulata) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




prunus

As cerejeiras são um verdadeiro presente de Deus para os homens, pois a cada floração apresentam uma beleza infinda que enche os olhos e o coração. Nos países da América Latina, elas perdem suas folhas entre os meses de maio e junho e as ganham de novo somente a partir do mês de julho, o mais frio do ano.

Há inúmeras espécies delas, mas todas gostam de um solo repleto de nutrientes, especialmente quando formados de partes iguais de composto orgânico e terra vegetal. Podem ser multiplicadas a partir do uso de semente, dando muito certo ou ainda através de mudas, porém, essas demoram aproximadamente cinco anos para florescerem a primeira vez.

Vamos falar de um tipo específico de Cerejeira conhecido como Okinawa, que é tão belo quanto as outras.

árvore de cerejeira

A cerejeira Okinawa
Este tipo de cerejeira é bastante cultivado em nosso país, onde pode ser encontrada em casas e ainda nas ruas. Assim como as demais espécies, sua floração é abundante e perfeita, entretanto, em número menor que a espécie conhecida como Himalaia.

Ela apresenta pequenas flores, com uma tonalidade de rosa bem forte, e encantam logo a primeira vista. Esta variedade costuma florescer aproximadamente entre segunda metade do mês de junho até a segunda de julho e, em determinados casos, pode chegar até o mês de agosto.

Quem já viu uma dessas de perto pode dizer que a floração dessas árvores é um maravilhoso. E muitos não se sentem envergonhados em chorar diante do espetáculo, tamanha é a emoção gerada e o deslumbramento diante da beleza da natureza.

É impossível passar por uma situação dessas e não lembrar na grandeza do Criador e de quanto somos agraciados por poder presenciar uma obra tão bela.

E toda essa beleza só chegou até o Brasil por ocasião da imigração japonesa, já que as Cerejeiras são tradicionais no Japão, e, desde então, as mesmas enfeitam as casas e ruas de muitos privilegiados.

cerejeira-japonesa-

Características da cerejeira de Okinawa
As cerejeiras são espécies que pertencem à família das rosáceas e, é possível que existam em algo em torno de 400 espécies dela em todo o mundo.

Algumas variedades de cerejeiras apresentam as folhas na temporada do outono, antes um pouco de chegarem a cair, e obtém uma coloração bonita com diferentes tonalidades de amarelo, laranja e vermelho, proporcionando beleza e alegria aos lugares nos quais estão plantadas.

Assim que as folhas caem, os galhos se tornam limpos, e a planta enfrenta assim a rudeza do inverno. Logo em seguida, na próxima estação, acontecerá o desabrochar das flores, ficando tudo lindo e alegre, especialmente entre os meses que vão de junho até meados de setembro, variado conforme a variedade de cerejeira.

Essas árvores florescem apenas uma vez durante o ano, sendo que as flores duram aproximadamente uma semana e em alguns casos, um pouco mais que isso.

A Sakura, nome dado à flor da cerejeira, é conhecida como símbolo da felicidade e também é a flor nacional do Japão. Na época das floradas os estudantes começam o ano escolar e aqueles que acabaram de se formar passar a procurar trabalho.

De acordo com especialistas em botânica, aqueles brotinhos que acabam formando as flores são gerados pela planta um ano antes. Quando as folhas caem, logo se formam os brotos e a cerejeira entra em estado de hibernação, sem mostrar suas flores.

Após um período longo e passando por temperaturas baixas, o broto da árvore desperta e parte a casca do caule, antes de chegar a primavera, o que aqui acontece em julho.

O chá de pétalas das flores de cerejeira é amplamente usado em rituais como ocasiões festivas e casamentos.

Prunus-campanulata-1

Quando as mesmas florescem, são feitas as festas populares festas de “hanami”, que significa ver as flores, feitas em ambientes abertos, embaixo das cerejeiras floridas.

Efêmera e simples, a flor sakura também apresenta seu lado de tragédia. Aos samurais antigos não existia satisfação maior do que deixar-se desfalecer em um campo de batalha cheio de flores de cerejeira.

Acredita-se que apenas no Japão há aproximadamente 200 variedades de cerejeiras, com flores de várias tonalidades, indo do branco ao vermelho, passando pelo pêssego e rosa. Em nosso país, muitas poucas qualidades de cerejeira tiveram desenvolvimento considerável em razão das variações climáticas.

Durante os anos 70 passaram a acontecer tentativas em diversas cidades do Estado de São Paulo, feitas por imigrantes japoneses, com a finalidade de se conseguir uma produção de mudas para o cultivo de cerejeiras.

cerejeira de OKINAWA

Muitas delas acabaram obtendo êxito, e logo nos anos 80 as mesmas passaram a ser comercializadas e, com isso, seu cultivo se espalhou por inúmeros lugares.

A variedade de cerejeira que mais teve melhor adaptação em solo brasileiro foi a “okinawa sakurá”, já é originaria de uma ilha Japonesa que possui um clima bastante semelhante ao brasileiro.

Em várias cidades e entidades japonesas no Brasil foram cultivadas grande quantidade de árvores e sempre as mesmas florescem o lugar se transforma grande espetáculo da natureza, sempre entre os meses de julho a setembro. Nesses lugares são feitos festivais onde predomina a cultura japonesa.

Melhor forma de cuidar da cerejeira de cerejeira de Okinawa
Ela prefere os climas mais frios, entretanto a espécie que é vendida em nosso país floresce e se desenvolve melhor na parte sudeste do Brasil.

folhas caindo outono

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post