Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Ficus Elastica

A Ficus elástica pode atingir cerca de 60 m de altura no seu habitat natural, que compreende todo o sub-continente indiano, a Malásia e a Indonésia. Além da altura que atinge, esta magnífica planta possui também a capacidade de produzir raízes aéreas extremamente fortes. E há quem tenha tirado partido disso mesmo.

Na vila indiana de Cherrapunjee, conhecida por ser o local com maior índice de precipitação no planeta terra, o povo Khasi tem praticado a bio-engenharia com as raízes e ramos da Ficus elastica. De que forma? Construindo pontes vivas!

As árvores-da-borracha crescem naturalmente nas margens dos rios e ribeiros. Os Khasis, guiam habilmente as raízes de forma a que estas cresçam sobre os cursos de água, fazem com que as mesmas enraízem na outra margem.

À medida que as raízes vão crescendo, estas pontes vivas vão ficando maiores e mais fortes. Algumas são utilizadas há mais de 500 anos.

Ficus Elastica

Toxicidade
A Ficus elastica é muito fácil de cuidar e será uma planta a ter em consideração caso não tenha animais de estimação ou crianças pequenas que possam levar coisas à boca.

Isto porque a árvore-da-borracha possui uma seiva leitosa que é tóxica quando ingerida. O contato desta seiva com a pele também pode causar reações alérgicas, pelo que na dúvida, o melhor é usar luvas quando for altura de podar.

Temperatura e luz
A Ficus elastica adapta-se muito bem às temperaturas dos nossos lares, embora seja uma planta que gosta mais de calor do que frio. Quanto à luz, estas plantas têm uma capacidade muito grande para se adaptarem a locais com muita sombra.

No entanto, e nunca é demais repetir, há uma diferença entre uma planta que apenas sobrevive e uma planta que é feliz. Assim sendo, procure colocar a sua Ficus num local com boa luz, mas evitando receber sol forte.

Colocar a planta perto de uma janela onde receba luz solar apenas durante a manhã, será talvez a localização ideal. A presença de manchas escuras nas folhas, indicia muitas vezes que a sua Ficus está recebendo demasiada luz do sol.

Ficus elastica

Rega
Sempre que decidir regar a sua Ficus elastica, verifique se a terra já secou (pelo menos os primeiros centímetros superiores) desde a última rega. Se ainda estiver molhada, espere mais um pouco antes de regar novamente.

Não esqueça nunca que uma planta consegue quase sempre recuperar quando nos esquecemos de regá-las, mas se a regamos demasiado, a terra poderá ficar encharcada e as raízes apodrecerão.

Normalmente, quando tal acontece, a planta não recupera. Assegure-se igualmente que a terra tem boa drenagem, colocando cacos de barro ou argila expandida no fundo do vaso.

Reenvasamento
Esta planta gosta de ter as raízes um pouco apertadas no vaso, então só é necessário trocar de vaso a cada 2-3 anos. Pode-se trocar em qualquer época do ano, a não ser que o tempo esteja muito frio.

Umidade
A Ficus elastica gostam de umidade. Assim, pulverize diariamente com água a sua planta e limpe posteriormente as folhas com um pano suave.

Ficus Elastica Variegata

Adubação
Praticamente não precisa, mas usar um pouco de adubo líquido, uma vez por mês (menos no inverno), pode ser feito.

Poda e propagação
Como as árvores-da-borracha têm tendência a crescer muito, a poda é aconselhada. Cortar o caule principal, no topo, fará com que a planta deixe de crescer em altura e produza novos rebentos que a tornarão mais densa e mais bonita.

Pode também fazer isso aos ramos que estejam a ficar demasiado compridos. Não se esqueça de usar luvas devido à seiva. Os ramos que resultarem da poda (convém que tenham pelo menos duas filas de folhas), podem ser usados para propagação. A planta enraíza facilmente em água ou diretamente na terra.

Não se esqueça além de ser uma planta fácil de cuidar e que raramente tem doenças ou pragas, a Ficus elastica é igualmente um poderoso aliado na purificação do ar da sua casa.

vagalumes-1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post