Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Canafístula - Peltophorum dubium

Nome Científico: Peltophorum dubium
Nome Popular: Canafístula, Farinha-seca, Sobrasil, Faveira, Tamboril-bravo, Ibirá-puitá, Guarucaia, Angico-amarelo
Família: Fabaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene

A canfístula é uma árvore decídua a semidecídua, com florescimento decorativo e muito utilizada na arborização urbana na América do Sul. Seu porte é grande, alcançando de 15 a 40 metros de altura, com copa ampla e globosa. O tronco atinge 50 a 120 cm de diâmetro e possui casca fina quando jovem, que engrossa e se torna escamosa com o passar do tempo. Suas flores surgem no verão. Elas são grandes, terminais e do tipo espiga, carregadas de botões dourados que se abrem em flores amarelas da base em direção ao ápice. O fruto é um legume, seco, indeiscente, lanceolado e achatado, contendo uma a duas sementes elípticas.

A canafístula é uma excelente opção para o paisagismo urbano ou rural. Ela produz sombra fresca no verão e perde parte ou todas as folhas no inverno. Sua floração é um verdadeiro espetáculo de flores amarelas e forma um tapete de pétalas no chão. Ecologicamente é considerada uma importante árvore oportunista, que se beneficia de clareiras, sendo por este motivo utilizada em recuperação de áreas degradadas. Sua madeira é rosada, moderadamente densa e de boa durabilidade quando seca.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano após o plantio. Tolera o frio e geadas, adaptando-se ao clima subtropical e temperado. Multiplica-se por sementes. Emergem cerca de 15 a 30 dias após a semeadura. As mudas devem estar bem desenvolvidas antes de plantar no local definitivo, pois são sensíveis a formigas.

88

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



9 Responses

  1. #1
    sara fernandes 
    Friday, 8. October 2010

    olá que blog lindo… eu adoro planta mas POR enquanto não tenho muito espaço e ficam todas em vazinhos…
    eu to com uma dúvida queria plantar essa lindinha mas quero saber se ela tem raiz profunda? posso plantá-la ao lado de um muro?
    mais uma vez gostei mesmo do blog! um bjuuu

  2. #2
    Coorvalan 
    Monday, 8. November 2010

    tche. so técnico agrícola e o site me ajudo bastante com as informações presentes nele…

    obrigadoo ‘

  3. gOSTARIA DE SABER SOBRE O TEMPO DE VIDA DA CANAFÍSTULA. MINHA VIZINHA TINHA UMA ENORME, E MORREU QUANDO CONSTRUÍRAM UM MURO ENCOSTADO A ELA. SERÁ POR ISSO, OU JÁ ERA MUITO ANTIGA?

  4. Tenho 05 sementes de canafistula recém germinadas e gostaria de saber se a raiz desta arvore é profunda ( para ser plantada en frente de minha casa onde á calçada.

  5. Sou da reserva Extrativista São francisco no Município de serra do ramalho Ba,onde a ainda temos o privilegio de encontrar muitas arvores de canafìstula.

  6. No pátio da escola onde traboalho temos uma árvore enorme(canafístula) é linda,maravilhosa´.Todos param para admirá-la.Todos os anos colhemos sementes e distribuimos as mudas . Adorei as imagens.O blog é lindo!

    14/04/11

  7. eu tenho uma canafistula aqui em casa ela,
    ja esta bem grande,espero que cresça mais

  8. #8
    Jadielson 
    Sunday, 27. May 2012

    Eu gostei bastante desse blog!!!! principalmente pq ele fala sobre a arvóre canafístula!!!!
    A arvóre que, por omenagem a ela o bairro em que moro foi batizado com esse nome Canafístula!!! pq ela foi a primeira Avóre plantada no bairro de canafistula…..

  9. Eu tenho dúvidas quanto a relação da altura e tipo de raíz da Canafístula? Uma árvore de 12 metros, qual seria o raio de ação ou comprimento dessas raízes. Tenho uma em casa e está ocorrendo deformações do piso e na rede de esgoto. Qual seria a solução?
    Grato.

Comente sobre o post