Brinco-de-mulata – (Heisteria silvianii) - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Heisteria silvianii

Nome popular: Brinco-de-mulata, casco-de-tatu

Nome científico: Heisteria silvianii Schwacke

Família: Olacaceae

Tipo: Nativa

Características botânicas:
Árvore com altura de até 15 m., cotada de copa arredondada e densa, e tronco curto e cilíndrico. As folhas são alternas, com pecíolo ruguloso, e lâmina foliar oblongo-elíptica até oblonga, com ápice atenuado e base cuneada; nervuras secundárias numerosas e central sulcada na face superior. Inflorescência em fascículos axilares. Fruto tipo drupa globosa com polpa suculenta e escassa.

Espécie muito comum na Mata Atlântica, ocorrendo do Estado de Minas Gerais até Santa Catarina, sendo característica e exclusiva da Floresta Ombrófila Densa da costa Atlântica do Sul e Sudeste do Brasil. Floresce de agosto a dezembro, e os frutos amadurecem de dezembro a fevereiro.

Usos e propriedades
A madeira que fornece é de boa qualidade, sendo dura ao corte e resistente ao apodrecimento. Os frutos servem de alimento para a avifauna, sendo, por isso, indicada para cultivo em reflorestamentos mistos, ou para arborização urbana.

árvore

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post