Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Elaeocarpus-serratus
Certas árvores confundem até mesmo os jardineiros mais experientes. Às vezes, isso ocorre porque o nome popular de algumas plantas é idêntico, mas ela não tem nada em comum.
Outras vezes, porque fisicamente parecidas, mas com frutos e aparência próximos. É o caso da Elaeocarpus-serratus, cujos frutos idênticos aos da oliveira rendeu-lhe o nome popular de azeitona-do-ceilão. E olha que até seu nome científico engana, já que ela não significa, em latim, óleo-de- oliva”, e carpus é “fruto”.

Mas as semelhanças tenham aí, pois do seu fruto não sai uma gota de óleo.

Trata-se de uma árvore de excepcional efeito paisagístico, com porte médio e folhas serrilhadas, verde-escuras e brilhantes. Com o tempo tornam-se avermelhadas e se desprendem da árvore. A azeitona-do-ceilão pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil, desde que em solos férteis, bem drenados e em locais livres de geada.
A Azeitona do Ceilão é comestivel, porém é mais apreciada na forma de conserva ou na forma de doces.

Cultivo
A azeitona-do-ceilãi adapta-se a vários tipos de solos, mas desenvolvem-se mais rapidamente nos ricos em matéria orgânica e descompactados. Também encara solos arenosos e compactados, mas nesta condições, o porte da planta fica reduzido.

Para um bom desenvolvimento, a espécie deve ser cultivada em covas espaçosas de, pelo menos 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade. São necessários 10 litros de esterco de curral ou terra vegetal mais 500 g de superfosfato simples ou farinha de osso, por cova.
Após o plantio a irrigação deve ser abundante e, posteriormente, seguir um regime de duas a três vezes por semana. Quando as raízes já estiverem estabelecidas no solo, essa frequência pode ser diminuída.
Uma adubação de reforço acelera o crescimento da planta. Para tanto, incorporar NPK 10-10-10 a cada três meses, menos durante o Inverno.

No início basta aplicar 100 g de adubo por muda distribuído circularmente no limite da cova. Conforme a árvore crescer, a quantidade de NPK também deve aumentar. A azeitona-do-ceilão atinge entre 10 a 15 m de altura e não costuma ser atacada por pragas e doenças. Só as mudas é que podem sofrer com cochonilhas e pulgões. Mas o problema é facilmente evitado com a transferência das mudas para lugares mais ensolarados ou ainda pulverizando extrato de Neem, após o plantio as mudas demoram cinco ou seis anos para dar a primeira florada. Com certeza vale a pena esperar.

flores da azeitona-do-ceilão

Uma das coisas que mais chama a atenção nesta espécie, é a beleza de sua florada, sempre um espetáculo para os olhos. Sua propagação é feita por sementes.

Obs.: A Azeitona-do-Ceilão, fora a aparência, não tem nada em comum com a oliveira. Seus frutos têm a polpa seca e o gosto adstringente e, portanto, não produzem óleo e não servem para fazer conservas. A planta recebeu a classificação de olerácea (planta que produz frutos ricos em óleo), mas é apenas árvore ornamental. Ela não tem valores nutricionais ou antinutricionais comprovados, e o gosto “amarra” na boca, como o de banana verde.


glitterflores028

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



12 Responses

  1. #1
    C.Moreira Neto 
    Wednesday, 27. July 2011

    Este fruto é comestivel??? azeitona do ceilão

  2. #2
    Rose Vieira 
    Sunday, 31. July 2011

    Boa noite!
    Temos um pé de azeitona do ceilão, pergunto podemos comer sem problemas essa fruta?
    Aguardo resposta por e-mail.
    Rose

  3. #3
    vania emilia contin de rivas 
    Tuesday, 16. August 2011

    ganhei 2 baldes grandes desse fruto( azeitona do ceilão) e veio até com orientaçaõ de como preparar, mas me foi dado como azeitona, é comestivel, podemos consumir sem problemas aguardo resposta por e-mail muito obrigado vania

  4. #4
    Maria Eloide S. Simões 
    Tuesday, 25. October 2011

    Tambem tenho uma arvore desta azeitona do Ceilão em meu sitio, como se faz doce dos frutos, ou picles. Obrigada.

  5. Então, plantei azeitona do ceilão… e sem mais nem menos deu um monte de azeitona, mas me flaram que não é azeitona, como podemos comer esse fruto? se come?

  6. #6
    apiário hikosam do brasil 
    Saturday, 7. April 2012

    estou procurando cultivar azeitona do ceilão, mas gostaria que florecesse mais rápido, pois sua florada atrai muitas abelhas e é do que eu preciso. como fazer?

  7. #7
    apiário hikosam do brasil 
    Friday, 13. April 2012

    alguém pode me ajudar? preciso das mudas de azeitonas do ceilão, que fossem feitas de galhos da árvore mãe que já deram suas primeiras floradas. As mudas de origem das sementes levam de 5 a 6 anos para sua florada.

  8. #8
    Débora 
    Sunday, 10. June 2012

    Olá tudo bem? Tenho uma arvore de azeitona do ceilão em casa e gostaria de saber como fazer a conserva dela! obrigada

  9. #9
    Lelis Andre da Silva 
    Tuesday, 12. June 2012

    Gostaria de saber se azeitona do ceilão para que serve,é comestivel ou não

    Obrigado.

  10. tenho um pé de azeitona do ceilão, que sempre dá muito, gostaria de saber se tem algum jeito de aproveitá-las para comer, se tem algum jeito de fazer conserva. Desde já agradeço

  11. #11
    Joel Martins 
    Monday, 5. August 2013

    BOM DIA, Gostaria de saber como se faz o consumo, da azeitona do ceilão.
    Se em conserva ou naturalmente?
    desde já GRATO.

  12. #12
    walter cruz 
    Saturday, 7. September 2013

    Possuo dois pés carregados de azeitona do ceilão como posso aduirir a receita para fazer conservas?

    Obrigado

    48-9982-4656

Comente sobre o post