Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




aroeira
Espécie brasileira, conhecida popularmente como aroeira-mansa, aroeira-precoce, aroeira-negra, aroeira-branca, aroeira-do-campo, aroeira-do-sertão é ideal para o reflorestamento de áreas degradadas..

Além disso, ela possui grande capacidade de adaptação e é bastante versátil, podendo ser utilizada para diferentes finalidades.  A árvore da espécie é de pequeno a médio porte, capaz de alcançar de cinco a nove metros de altura. As pequenas flores de cor branco-esverdeada se tornam uma fonte rica de pólen para as abelhas. Os frutos, pequenas drupas esféricas, rosadas a avermelhadas, alimentam aves silvestres e podem ser utilizados como condimento na culinária. Sua ocorrência se dá em grande parte do território nacional, de Pernambuco até o Rio Grande do Sul, em várias formações vegetais.

De acordo com Solano Aquino, diretor administrativo do IBF, o Instituto Brasileiro de Florestas recomenda o plantio da espécie. “Cultivamos em nosso viveiro cerca de 180 espécies florestais nativas. Acredito que num universo de 100 mudas plantadas, 20 devem ser de aroeira”, afirma.

Ele salienta que a planta pode ser uma fonte de renda para o agricultor que optar pela aroeira nas áreas de preservação permanente ou nas áreas destinadas à reserva legal. “A espécie possui outros recursos não madeiráveis. A pimenta-rosa, o fruto da aroeira-mansa, é muito popular na França, onde é utilizada na ornamentação e tempero de preparações culinárias. Seu sabor é levemente picante e adocicado”, revela Aquino.

Segundo Solano Aquino, a espécie é interessante para arborização urbana, já que seus frutos ornamentais se destacam na paisagem.  Por seu porte médio, a árvore também pode ser utilizada como cerca-viva. Nos viveiros, suas mudas são muito apreciadas já que suas características permitem que ela seja usada para o reflorestamento de áreas degradadas. “Contudo, o viveirista deve se precaver quanto ao fungo canela seca, o ataque pode comprometer a qualidade, ocasionando percas representativas”, alerta.

A Schinus terebinthifolius é uma das espécies mais adaptáveis aos solos pobres e secos. Além disso, a planta cresce rapidamente, multiplica-se facilmente por estacas e sementes e é muito resistente ao estresse hídrico.

Uso medicinal
Indicações: Afecções respiratórias, candidíase, micoses, tumores, afecções da pele, febres, artrite, erisipela, hipertensão, dor-de-dente, hemorragias.
Propriedades: Antibiótica, antifúngica, cicatrizante, balsâmica, depurativa, hipotensiva.
Partes usadas: Óleos essenciais e extratos de folhas e frutos, cascas e folhas secas em chás.

Outras informações
Nome Científico:
Schinus terebinthifolius
Família: Anacardiaceae
Origem: Argentina, Paraguai e Brasil
Ciclo de Vida: Perene

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post