Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




angico-branco-ana-angico-branco-anã

São árvores de folhas miúdas, frutos alongados do tipo vagem, com sementes marrom-avermelhadas, redondas, lisas e achatadas. Tem germinação alta e crescimento rápido. Normalmente são árvores de médio a grande porte, comuns em capoeiras ou na colonização de áreas abertas, no inverno perdendo totalmente as folhas. Tem copa ampla de folhagem rarefeita, no total chegando aos 20-25 metros.

As árvores de angico-branco (Anadenanthera colubrina) são encontradas, em boa parte, com intensa florada entre novembro e janeiro. Após perder as folhas, fica coberta de flores brancas. Brotam com as primeiras chuvas de setembro, em seguida sendo coberto por numerosas inflorescências. A flor do angico é melífera e atrai insetos e aves e é muito procurada pelas abelhas. Possui tronco acinzentado, tortuoso e alto. A Casca tem espessura de até 20 mm. A casca externa é lisa branco-acinzentada a cinza-escura, áspera, provida de fendas finas. A casca interna é levemente avermelhada. Sua casca é rica em taninos (substância utilizada pelas plantas como defesa contra o ataque de microorganismos patogênicos) sendo já amplamente utilizada em curtumes. Sua casca amarga pode ser antidesintérica e útil na cura de úlceras. É expectorante energético e com várias aplicações medicinais. A tintura obtida de suas folhas é eficaz em golpes e comoções cerebrais. Sua resina possui aplicações medicinais e industriais.

Possui madeira dura e pesada, de grande durabilidade quando exposta. Serrada e roliça a madeira de angico-branco é indicada para tabuado, construção naval e civil, dormentes de estradas de ferro, marcenaria, carpintaria, assoalhos e tetos, desdobro, obras internas, lenha e carvão de boa qualidade. Por ser uma árvore robusta, um exemplar chega a fornecer mais de 5 m

Sendo rústicos e adaptados a terrenos secos, são recomendados para recuperação ambiental, crescendo muito bem em solos pobres e degradados, podendo ser útil ainda na arborização urbana e no paisagismo. Pode ser aproveitada para arborização de parques e praças e para o plantio em florestas mistas destinadas às áreas de preservação permanente.

Como produzem grande quantidade de sementes e de fácil germinação, é possível produzir facilmente muitas mudas. Essas árvores desenvolvem-se muito bem em floresta ombrófila mista, floresta ombrófila densa, mata ciliar e no cerrado.

janel8

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. OLHA EU TENHO 10 ANOS NA MINHA ESCLA ELES DERAM PRA JENTE PLANTAR UMA SEMENTE CHAMADA “ANJICO BRANCO” EU ACHEIA ARVORE MUITO BONITA SE EU IMPRIMIR ESSA FOTA OS ALUNOS DA MINHA SALA VAO ADORAR
    BEIJJOOSS

  2. #2
    conceiçao romano 
    Saturday, 25. May 2013

    dia desses vi uma arvore aqui perto onde moro;lindas nunca havia visto antes ,sao varias plantadas juntas e dao umas flores brancas bem pequeninas as arvores tambem sao de tronco fino, as flores parecem folhas so que sao brancas,bem delicadas. se voce souber o nome quERO PLANTAR EM MINHA CHACARA.OBRIGADA . o QUE MUSICA LINDA! CONCEIÇAO
    . er

Comente sobre o post