A arborização nos Centros Urbanos - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




arborizacao-urbana-1

A arborização urbana é um termo que vem sendo utilizado com muita frequência nos últimos tempos e que, em um primeiro momento, nos remete a uma simples interpretação: plantio de árvores no meio urbano.

Porém, por trás desta básica definição, existe uma grande área de estudo que ainda é pouco conhecida pela maioria. Área esta que possui princípios bem consolidados, e que vem trazendo muitas vantagens para nossas vidas.

Nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.

Entre os benefícios podemos citar:
* Purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através de mecanismos fotossintéticos;

* Melhoria do microclima da cidade, devido à retenção de umidade do solo e do ar e também pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, auxiliando no equilíbrio térmico;

* Atenuação da poluição sonora;

* Redução da velocidade dos ventos;

* Redução do impacto das chuvas;

*  Influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando uma evapo-transpiração mais lenta;

* Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, e consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Arborizao_Urbana

A arborização, quando mal planejada e implementada pode acarretar diversos problemas, tanto em edificações quanto em equipamentos urbanos, tais como:
*
Danos em calçadas, redes de água, esgoto, gás e galerias pluviais;

* Danos estruturais (trincas e rachaduras) em edificações;

* Entupimento de calhas e bueiros;

* Dificuldade no trânsito de veículos e pedestres;

* Obstrução de placas de orientação.

* Com relação a problemas ligados a sistema elétrico, pode-se destacar:

* Perda de eficiência da iluminação pública;

* Interrupções no fornecimento de energia;

* Curto-circuito em redes de distribuição aérea

* Rompimento de cabos condutores.

arborização

A arborização urbana e outros elementos existentes ma maioria dos centros urbano (postes de iluminação pública, fiações, telefones públicos, placas de sinalização entre outros), convivem em desarmonia devido à ausência de planejamento tanto da arborização, quanto dos outros componentes desse espaço.

Nenhum ambiente é mais alterado que o meio urbano, devido aos atuais modelos de edificações e loteamento do solo que restringem os espaços determinados às áreas verdes.

Essas restrições limitam a utilização de árvores na floresta urbana, em relação ao seu porte e à quantidade de espécies.

folhasaovento9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post