Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Lavandula_angustifolia_01 (1)

A lavanda é uma planta da família Lamiaceae e origina-se das regiões da Bacia do Mediterrâneo. É conhecida também como alfazema.

A lavanda é uma planta com excepcional aroma que emite quer a partir das suas flores que surgem em julho, quer a partir das suas “folhas estreitas” cinzentas esverdeadas. A flor da lavanda é em regra geral, azul-lilás e desenvolve-se em espiga ao longo de um caule fino e longo, que cresce acima das folhas. Embora se julgue que é uma erva aromática, a Lavanda é um arbusto perene de caule lenhoso.

É uma planta muito fácil de cultivar, pois requer solo pouco fértil, quase dispensando qualquer fertilização adicional. Desenvolve-se em solos secos sem necessidade de rega especial.

Não é atacada por pestes ou pragas e o único cuidado que requer verdadeiramente é a poda a realizar no mês de abril sobre os ramos que nasceram no ano anterior, para encorajar novos rebentos e estimular floração mais abundante.

Para melhores resultados, é aconselhável uma segunda poda a meio ou no fim do verão com o objetivo de retirar as flores velhas e os respectivos caules secos. Resiste extraordinariamente ao frio, podendo durar anos a fio no mesmo local sem problemas.

A lavanda gosta de exposição direta ao sol e de solo neutro ou ligeiramente alcalino (Ph = 7), arenoso e bem drenado. Tolera bem a seca e por essa razão pode ser utilizada em jardins de rochas (xeriscultura).

Lavender_J

É uma planta perene muito resistente ao frio. Sua é muito fácil. Em agosto ou setembro retire estacas ou divida cada planta cuidadosamente pela raiz, plantando num meio arenoso e protegido do vento.

É difícil obter plantas de lavanda por semente, se bem que não seja impossível. Se quiser tentar, semeie diretamente no local definitivo e aguarde algum tempo até que um rebento surja. A planta terá 25 a 30 cm ao fim de dois anos.

Também existem pés de lavanda de pequena dimensão em viveiro, mas tenha muito cuidado com a manipulação destas plantinhas pois são extraordinariamente sensíveis e não gostam de ser mexidas.

Há uma grande variedade de plantas lavanda disponíveis cujas flores podem ser roxas, brancas, rosa ou azul. Existem variedades anãs – “Nana”- que não crescem mais do que 30 cm em altura e são excelentes para fazer bordaduras de canteiros. A variedade “Alba” chega aos 50 cm e tem pequenas flores brancas e rosadas. O cultivar “Hidcote” é conhecido por ter a cor azul mais profunda de todas as variedades.

A flor da lavanda é utilizada em arranjos florais secos pois o seu aroma perdura por muitos meses. Para obter este resultado, corte simplesmente as flores quando se encontrarem totalmente abertas e pendure o molho num sítio fresco, ventilado e escuro, até secar completamente.

O aroma da lavanda é de há muitos anos considerado um dos mais agradáveis, tornando-a muito apreciada em sachês que se guardam nas gavetas de roupa de casa e em misturas “pot pourri” ou de flores secas e aromáticas. A lavanda pode ainda ser utilizada em chá aromático e como planta medicinal, por exemplo, em aroma-terapia, para induzir o sono.

lavandula-angustifolia--1

Características:
A lavanda pode atingir um máximo de 1 m de altura e outro tanto de largura, se bem que regra geral se mantenha com 50 cm de altura e sensivelmente o mesmo quanto à largura.

Pode ser plantada num jardim de ervas ou como arbusto decorativo no meio de outros arbustos, como sebe ou ainda numa bordadura em volta de um canteiro ou ao longo de um passeio.

As borboletas e as abelhas são atraídas pela lavanda que no verão ondula brandamente com a azáfama que rodeia as suas flores do nascer ao pôr do sol.

rosa vermelha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    1fifty-seven (via Trackback)
    Sunday, 19. June 2022

    1great-grandfather…

Comente sobre o post