Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




samambaia

Este substrato tanto serve para samambaia de rizoma*, como para avenca também.

* o rizoma é um tipo um tipo de caule subterrâneo que tem o crescimento horizontal paralelo a superfície do solo e é coberto de folhas escamosas e possuem raízes.

Esse substrato é indicado para samambaias de metro, pluma e amazonas, avencas em geral, rendas portuguesa e francesa, chifre-de-veado (platycerum), asplênio e até bromélias:

1 medida de areia
1 medida de terra
1 medida de húmus de minhoca
7 medidas de fibra de coco ou casca de pinus triturada
1 colher de chá de carvão moído (para moer o carvão, deixe um pedaço de molho em água e depois dê uma martelada nele, que ele esfarela). Esse é o segredinho para deixar as folhas com um verde mais intenso.

Primeiro corte um pedaço de manta de drenagem (ou manta geotêxtil, ou manta de bidim) para cobrir os furos.

Coloque uma camada de argila expandida, também conhecida por cinasita.

Coloque mais um pedaço de manta de bidim. Desta vez o bidim tem que ser um pouco maior, tem que subir pela lateral do vaso.

O bidim e a argila são importantes para garantir a drenagem do vaso, para que a água não fique parada no fundo do vaso e acabe apodrecendo as raízes. Coloque um pouco do substrato.

Retire a planta do vaso antigo e centralize ela no vaso novo e ao redor do torrão eu vá acrescentando o substrato que acabou de fazer. Se a quantidade que você fez foi pouca, faça mais um pouco, sempre mantendo a proporção da receita.

O vaso está pronto! Agora é regar e deixar num local protegido, mas que receba bastante luz solar.

nostalgia

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post