Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




farinha-de-osso-para-adubo

A farinha de osso é um adubo muito utilizado em todo o mundo, que pode ser uma grande aliada das suas plantas. No artigo abaixo há a explicação do que é, para que serve, como aplicar, e quando vale ou não a pena usar. Ela não é sempre segura, portanto, leia este artigo até o final para entender melhor.

O que é a farinha de osso?
É o osso triturado de animais, usado como adubo orgânico. Normalmente é autoclavado, ou seja, cozido em altas temperaturas. Ele parece um pó com pedacinhos misturados, tendo um cheiro forte, que pode acabar impregnando no seu armário. Por isso, guarde distante dos seus alimentos.

O quem tem nela?
Ela é fonte de Cálcio e Fósforo, podendo até ter um pouco de nitrogênio. Mas o maior uso na agricultura é para suprir a necessidade de Fósforo nas plantas mesmo.

O Fósforo é essencial para a planta fazer fotossíntese, e logo produzir seu próprio alimento, e também é necessário para a formação de raízes e florescimento.

Já o Cálcio, a planta precisa em quantidades menores, mas ele é essencial na formação de células, para os nutrientes irem de uma parte para outra da planta.

Um detalhe: Normalmente a terra do jardim e dos vasos já tem Fósforo e Cálcio suficientes. Mas às vezes, a gente pode precisar adicionar esses nutrientes por adubação, sendo bem interessante pensarmos na farinha de osso.

farinha-de-osso1

Como aplicar em vasos?
Vou te dar algumas dosagens aproximadas, mas o melhor é você seguir as recomendações do fabricante, ou aplicar um pouco menos.
* Em vasos pequenos, menores que 15 cm de diâmetro, pode aplicar 1 colher de sopa rasa.
* Em vasos médios (entre 15 e 25 cm), pode aplicar 2 colheres de sopa rasas.
* Em vasos grandes (mais que 25 cm ), pode aplicar 3 a 5 colheres de sopa rasas.

Aplique a cada 30 dias, espalhando bem na superfície da terra, regando em seguida.

Como aplicar em canteiros de hortas ou flores?
– Aplique 10 colheres de sopa por metro quadrado, a cada 30 dias. Misture com a terra e regue bem em seguida.

Quando a planta não se beneficia.
Cada planta precisa de certa quantidade de nutrientes para poder crescer bem. Se você aplicar mais do que o necessário, a planta não ficará super forte, ou crescerá super rápido.

Provavelmente, nada mudará no seu jardim com a aplicação, se nada estiver faltando. Mas se a planta não estiver encontrando todo o Cálcio (Ca) e Fósforo (P) que ela precisa na terra (solo), ela se beneficiará bastante e responderá muito bem ao adubo. Nutriente em excesso não é um estimulante.

Se você exagerar, o problema pode ser grave, pois o fósforo em excesso pode atrapalhar o crescimento de fungos benéficos do solo, chamados de fungos micorrízicos, atrapalhando a ação das raízes.

Se você exagerar, também pode atrapalhar a produção de clorofila, o que atrapalha a fotossíntese e deixa as folhas amareladas.

Em geral, o Fósforo falta com mais frequência só em terras agrícolas, ou em substratos de vasos que nunca foram adubados, como é o caso das orquídeas e bonsais. Isso porque com a colheita, acabamos retirando muito Fósforo da terra.

Já nos jardins, a quantidade necessária tende a ser um pouco menor, podendo não gerar muita diferença perceptível no desempenho das plantas.

farinha-de-osso-1

Há pontos excelentes:
Os nutrientes são liberados lentamente, à medida que a planta vai precisando, ao contrário da maioria dos adubos químicos. O excesso dificilmente consegue queimar as folhas da planta. Ao menos, é muito mais difícil do que com um adubo químico, que é mais concentrado e solta os nutrientes muito rapidamente.

Há pontos contra.
A farinha de osso pode atrair cães, gatos, e até mesmo gambás para o seu jardim, que podem cavar no seu jardim pensando ter um osso enterrado por lá. E se seu cão encontrar o saco e resolver comer o pó, ele pode passar muito mal, pois a farinha de osso forma um “bloquinho” duro no estômago dele, podendo até mesmo matar.

Jamais faça misturas loucas sem conhecer!
Na tentativa de fazer um NPK orgânico, muita gente mistura a farinha de osso com torta de mamona, que é rica em nitrogênio.

O problema disso é que se você tem cães em casa, ele provavelmente tentará comer a mistura, devido ao cheiro de ossos, mas a torta de mamona tem um componente muito tóxico, chamado ricina. Isso pode facilmente matar o seu cão.

Dá pra fazer em casa?
Sim, é possível, mas não recomendo para quem não mora em sítios, pois você precisa queimar o osso. O osso cru não deve ser usado, pois além de poder apodrecer e atrair animais e insetos, a sua planta vai demorar muito para conseguir usar uma pequena quantidade do adubo.

Enfim, é um excelente adubo orgânico, principalmente na agricultura. No jardim ou nos vasos ela fará a diferença se sua planta não estiver encontrando o nutriente na terra.

liquen

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post