Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Adubos-caseiros-e-ecológicos

A dica especial de hoje é para quem possui um jardim caseiro, e quer dar mais vida e disposição para todas as suas plantinhas.

Usar adubos naturais é a melhor alternativa para deixar as plantas do jardim mais bonitas e saudáveis. Além de não prejudicarem a saúde das pessoas que têm contato com a área verde de casa, eles garantem resultados rápidos, enriquecendo o solo e aos vegetais com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a beleza das flores. No caso das árvores frutíferas, a utilização desse tipo de fertilizante é fundamental para garantir frutos livres de agrotóxicos.

Alimentar a terra com as vitaminas e os minerais essenciais ao crescimento das plantações é importante devido aos desgastes provocados pela chuva e erosão. Fatores naturais que acabam retirando esses nutrientes do solo, deixando-o deficitário para o desenvolvimento adequado de qualquer tipo de planta.

Os adubos orgânicos podem ser adquiridos em lojas de jardinagem ou ser feitos em casa, por meio do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como cascas de ovos e de frutas. Para confeccioná-los é simples, basta ter em mãos alguns produtos.

148949232

Conheça algumas receitas de como fazer adubo caseiro:
Cascas de banana
Para a maioria das pessoas, a casca da banana não tem serventia. Por isso, ela acaba sendo jogada fora logo após o consumo da fruta. O que pouca gente sabe é que essa casca pode ser utilizada para enriquecer o solo, deixando a vegetação mais saudável e bonita, já que é rica em elementos como o fósforo e o potássio. Para isso, basta cortar algumas cascas em cubinhos e colocá-las junto às plantas.

Cascas de vegetais
As cascas de alguns vegetais, como abóbora, cenoura, batata e chuchu, também podem ser usadas como adubo, pois são ricas em vitaminas. Para ajudar no crescimento saudável das plantas, basta cortar esse material em cubos e misturá-lo à terra do canteiro ou do vaso ou mesmo adicioná-lo ao xaxim.

Orgânico caseiro
Produzir um adubo em casa é um procedimento simples, que ajuda a reduzir a produção de resíduos e exige apenas um pouco de paciência, pois é necessário esperar cerca de três meses para que fique pronto.

Para fazê-lo, é preciso que a pessoa pegue um latão de lixo e enterre 1/3 dele de cabeça para baixo no local onde deseja adubar, fazendo um pequeno furo no fundo do recipiente, por meio do qual serão jogados restos de alimentos como cascas de legumes, frutas e ovos, restos de vegetais e até o pó do café. Em seguida, basta colocar folhas verdes ou secas por cima das sobras de alimentos e tampar. Depois de aproximadamente 90 dias, o material terá se transformado em um produto com aspecto escuro, inodoro e rico em vitaminas e nutrientes.

Água reutilizada
Ao invés de jogar fora o líquido do vaso que continha flores ou aquele no qual os legumes foram cozidos, despeje-o diretamente no solo quando for regar as plantas. Nessa água estão elementos essenciais para fortificar as espécies do seu jardim e as flores plantadas em vasos.

Frequência de adubação
Folhagens devem ser adubadas a cada três ou quatro meses. Já os exemplares que dão flores exigem processos de adubagem a cada dois ou três meses.

p.txt

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post