Adube o seu bonsai - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bonsai

Todos nós comemos diariamente. Os alimentos são imprescindíveis para a vida. As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. O Bonsai, como vive em vasos pequenos, pode chegar a consumir todos os elementos nutritivos que há na terra. Temos que ir repondo por meio de adubos os elementos que a planta consome.

Quando se tem que adubar – É preciso adubar principalmente nos momentos de forte crescimento da planta: na primavera e no fim do verão. Para evitar crescimentos desmesurados, ao contrário de outros cultivos, costumamos adubar o Bonsai mais no outono (fim do verão) do que na primavera.

Como se deve adubar – É preciso adubar a planta sem sobressaltos. É muito melhor adubar em pequenas quantidades, mas freqüentemente, do que fazê-lo em excesso e de tempos em tempos. Não se deve esperar, portanto que a árvore chegue a ficar fraca e amarelada para voltar a adubar.

Os melhores adubos – Há dois tipos diferentes de adubos para o Bonsai: os adubos líquidos e os sólidos.

0 adubo líquido dissolve-se na água de regar ou aplica-se com a água de pulverização por cima das folhas. É rápido e limpo, não produz cheiros desagradáveis, são fáceis de aplicar.

0 adubo sólido coloca-se sobre a terra do vaso de maneira uniforme, evitando colocar ao lado do tronco das árvores. É de longa duração, não queima as plantas, melhora muito a terra do Bonsai.

Quando não se deve adubar – Não é conveniente adubar no inverno nem durante os períodos de calor extremo do verão. É como nós, que quando ficamos doentes vamos ao médico, e não procurar curar-nos a base de comer mais. Não devemos querer curar o Bonsai doente, adubando-os. É preciso primeiro ver qual é a causa da doença e fazer o tratamento adequado. 0 adubo virá depois, quando a planta começar a se refazer. Pelo mesmo motivo não devemos adubar o Bonsai recém transplantados ou que ficaram secos por um descuido.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. me tire uma duvida meu bonzai e novo faz pouco tempo que comprei vive dentro de casa rego uma vez por semana coloquei adubo de orquidea porque suas folhas estavam morrendo so que agora estao ficando mais folhas secas o que devo fazer obrigado

Comente sobre o post