Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Árvore muito bonita, por possuir flores amarelas atraentes possuindo características ornamentais, podendo ser utilizada no paisagismo e para arborização urbana de ruas e avenidas.

A árvore é muito bonita, por possuir flores amarelas atraentes e possui características ornamentais, podendo ser utilizada no paisagismo e para arborização urbana de ruas e avenidas.

Planta pertencente à família Fabaceae-Faboideae, originária da América Latina.  Seu ciclo de vida é perene.

 platypodium elegans

Suas folhas são alternas espiraladas, estipuladas, com raque sulcada na face superior, compostas pinadas, com 10-20 folíolos abovais a oblongos de base arredondada a assimétrica e ápice retuso ou menos comumente emarginado, apresentando venação eucamptódroma, de 2 a 4 cm de comprimento.

O Amendoim do campo é uma planta semidecídua, heliófita e seletiva xerófita, pode atingir de 8 a 12 m de altura, com tronco de 40-50 cm de diâmetro, revestido por casca grossa e sulcada com ritidoma suberoso.

Seus frutos amadurecem nos meses de Setembro-Outubro, entretanto permanecem por mais algum tempo na árvore

_Platypodium_elegans

As flores amarelas e vistosas aparecem em meados de setembro até novembro.

A rega deve ser feita diariamente de manhã e a tarde. Jato tipo chuveirinho. Deve ser cultivada a sol pleno.

platypodiumelegans

Quais pragas tem essa planta?
Principalmente formigas, a saúva é a mais comum e deve ser combatida antes do plantio definitivo. Outras pragas são o cupim, broca, fungos, bactérias, vírus, protozoários e nematóides.

flores-abrindo-gig11