Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Poda

Fazer a poda de uma planta arbustiva que dá flores é uma forma de garantir novos botões a cada temporada. Produtores profissionais de rosas fazem isso, jardineiros experientes que desejam plantas como ixoras e rosas-do-deserto  carregadas de flores, também.

Cada ramo da roseira dá uma flor
A primeira coisa que você precisa saber é que nasce uma única rosa em cada uma das ponteiras da roseira – nuca duas ou mais flores, nem nasce botões no meio dos caules.

Esse mesmo conjunto de flor única na ponta de um ramo também é encontrado em algumas outras espécies de plantas, como pentas, ixoras, camélias e rosas-do-deserto. Por isso, a técnica ensinada aqui vale também pra espécies de plantas arbustivas, de galhos lenhosos e que formam flores só na ponta dos ramos.

Poda das ponteiras
Para que uma planta arbustiva aumente a quantidade de flores, a poda é a solução. Cortando no local correto, o galho criará uma ramificação e, onde havia apenas uma, agora terão duas pontas ou mais.

Faça a poda assim que a planta perder as flores, escolhendo a semana que terá Lua Nova ou Minguante, cortando a pontinha dos galhos. O corte estimula a planta a produzir hormônio de crescimento e as gemas próximas da área removida se desenvolvem em forma ramos.

poda-de-plantas

Pode um ramo pra nascer dois novos
Após cada florada, uma nova poda e os ramos se multiplicarão novamente. Aos poucos, o arbusto passa a ter um formato mais fechado e maciço, bem diferente daquela silhueta alongada, pernuda e estiolada.

E, como é de se esperar, em cada ponteira, nascerá uma flor – no nosso caso, um pompom! Não descuide da adubação e das regas enquanto a planta desenvolve novos galhos.

Poda dos ramos e poda pra estacas
A poda pra produzir mais ramos é diferente daquela que um jardineiro faz pra reprodução da planta. Pra conseguir mudas, é preciso escolher galhos saudáveis e com a espessura certa.

Além disso, a época pra obter estacas mais vigorosas é a Lua cheia, garantindo que a seiva da planta esteja mais concentrada nas pontas.

É o contrário da poda pra floração, que dá um melhor resultado quando o corte é feito durante a Lua Minguante ou Nova.

A influência gravitacional  que nosso satélite exerce sobre o planeta, a mesma que observamos nas marés, também muda a concentração dos líquidos e nutrientes dentro das plantas.

Poda

Saiba quando sua planta dará flores
Sempre procure saber quando é a época de floração da sua planta. A poda não estimula a roseira ou a planta cortada a florescer mais vezes em um ano – o objetivo é criar novos galhos e novos botões.

Assim que as flores caem, a planta precisa de um tempo de descanso, onde ela junta energias pra dar uma nova florada.

Ob.: Plantas não floríferas devem ser podadas no fim do inverno. Já as floríferas, só depois da floração. Não faça a poda enquanto a planta tiver algum botão fechado.

janel427