Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pilea

A Pilea, o maior gênero da família Urticaceae. Muita gente se espanta quando descobre que não existem apenas algumas espécies de pileas e sim, mais de seiscentas! Isso já dá uma indicação de que não existe uma única forma de cultivo dessas plantas.

A Pilea  é uma planta para o interior da casa. Bastante versátil, ela pode ser cultivada tanto num terrário como em um vaso.

É bem grande a diversidade dessas plantas e, cada vez mais, dá pra encontrar mais variedades de pileas em gardens, floriculturas e até mesmo, em hipermercados e pet centers.

Tem a Pilea peperomioides que, apesar de parecer pequena, na verdade é uma trepadeira. a Pilea glauca, com folhas bem delicadas, com um caule vermelho e que cria um efeito pendente bem interessante.

Só com esses dois exemplos, já dá pra perceber que o cultivo pode variar: enquanto a Pilea peperomioides gosta de umidade e calor, a Pilea glauca prefere locais mais frescos e ventilados.

Embora ela se adapte bem ao clima tropical, a Pilea é nativa de locais onde faz mais frio, como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Ela possui um efeito pendente com folhas bem delicadas e um caule vermelho.

Além disso, pequenos cachos de flores brancas costumam aparecer no meio do caule e podem durar vários dias.

pilea-peperomioidesPilea peperomioides

Como plantar
Se você deseja cultivar essa planta, saiba que ela precisa de um solo bem drenado para que a água não acumule no fundo do vaso. Uma dica interessante é misturar a terra vegetal com pequenos pedaços de pinus quebrado.

Após algum tempo, adicionar húmus de minhoca como adubo também é uma boa pedida, já que o húmus é uma substância que confere nutrição de qualidade para as plantas.

Como cuidar: qual o melhor clima e como fazer as regas
Por ser originária de locais mais frios, a Pilea prefere ambientes mais frescos e ventilados. Além disso, ela requer uma temperatura constante e um espaço bem iluminado, porém sem sol direto.

A rega deve ser moderada, ou seja, o solo não pode estar completamente seco nem muito aquoso.

Uma dica importante, especialmente durante os meses mais quentes, é borrifar água

margaridas