Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosa do deserto

Quem nunca pensou em colar uma parte da sua plantinha para que aquele ferimento possa ficar mais protegido e se recuperar mais rápido? É exatamente isso que vamos tratar nesse artigo.

Porém, vamos te dar dicas de como colar ferimentos da Rosa-do-Deserto, uma planta linda, exuberante, que floresce nos meses mais solares do ano.

Quem cultiva e gosta de ter plantas em casa sabe, acidentes acontecem. Às vezes por descuido do cuidador ou por força maior, o caule da sua planta pode enfraquecer e acabar quebrando.

E aí, você deve estar se perguntando: “Como proceder agora?”. Calma, você não precisa desistir do seu projeto e jogar a sua verdinha fora. Bastam alguns ajustes, que podem ser feitos com alguns tipos de cola e pastas, para que ela sobreviva e possa continuar se desenvolvendo ali, lindona.

Colas específicas para plantas
Sim, existem colas que são específicas para esse tipo de situação. Afinal, colas podem ser extremamente tóxicas para tratar ferimentos, inclusive, para plantas.

Entretanto, graças a modernidade e tecnologia, hoje, existem disponíveis em lojas de jardinagens e empresas específicas que você encontra online, produtos menos tóxicos, que fazem um trabalho “cicatrizante” na sua verdinha. Basta pesquisar.

Receita mais “natural” e caseira, que você pode fazer me casa. Para isso, você vai precisar de:
* 100 gramas de vaselina sólida;
* 30 gramas de canela e pó, de nível culinário;
* 10 gotas de tintura de própolis.

A tintura de própolis pode ser comprada e farmácias e lojas de produtos naturais. Quanto maior a concentração, maior o efeito antibactericida e antifúngico que ela terá na sua planta.

rosa-do-deserto

Isso é extremamente importante, pois, quando uma planta quebra um galho ou partes de um troco, a seiva fica exposta. Aquela parte é muito sensível a infecções e pode ser “tomada” por organismos nocivos muito rapidamente.

Por isso que o jardineiro mais experiente usa a cola cicatrizante nos ferimentos das suas plantas ornamentais. Além de fechar aquele “buraco” também auxilia a planta no processo de matar quaisquer bactérias invasoras e de cicatrizar o ferimento.

flores-abrindo-gig11

Rosa-do-Deserto

As plantas originárias de regiões pouco úmidas devem ter monitoramento diário quando chegam os tempos chuvosos e frios. Portanto, a rosa do deserto são plantas desse tipo e, se não forem bem cuidadas em tempos chuvoso, podem perecer.

A rosa do deserto é uma planta de regiões pouco úmidas e que pode chegar até 4 m de altura. Seus galhos são grossos e suas flores variam de todas as cores, podendo ser rosas, vermelhas, brancas, cores mescladas e até as mais raras que são azuis.

Assim, continue lendo a matéria e veja o perigo de deixar suas rosas do deserto expostas na chuva e ventos frios.

Um fato que foi citado acima é que essas plantas preferem regiões pouco úmidas, muita luz solar e também não requer várias regas durante a semana. Nesse sentido, deixar que leve muita água pode levar ao adoecimento da planta e até a morte.

Dessa forma, a primeira coisa que pode acontecer é as folhas ficarem amareladas. Isso ocorre por conta da grande quantidade de água no solo e a pouca exposição à luz solar, já que é ela que faz com que as folhas fiquem verdinhas.

Ainda assim, outro fator que ocorre em conjunto com a perda da cor verde nas folhas é o apodrecimento da planta.

A rosa do deserto pode ficar mole e “Derreter” por conta da grande quantidade de água que não é suportada. Desse modo, o apodrecimento da planta faz com que pare de florescer e, consequentemente, leva à morte da planta.

rosa-do-deserto

Como cuidar da rosa do deserto em tempos frios e chuvosos?
Como foi dito anteriormente, essa planta é típica de regiões com pouca umidade. Sendo assim, alguns cuidados devem ser colocados em prática nos tempos frios e chuvosos para que a rosa do deserto consiga sobreviver.

Você deve retirar a planta de ambientes externos! A primeira coisa a se fazer é tirar a planta de lugares que passam ventos frios e que possam respingar água.

Ademais, se for possível, você deve envolver a planta com um plástico para que o vento não atinja, você deve fazer isso caso a área interna que ela estiver ainda seja gelada.

Outro fator é a frequência de regas. Como você já sabe, a planta prefere climas mais quentes. Logo, a frequência de regas quando o clima estiver frio e úmido deve ser diminuída.

Desse modo, você deve regar no mínimo duas vezes no mês ou quando perceber que o solo estiver bem seco e quebradiço. Seguindo esses cuidados, sua planta conseguirá sobreviver de forma saudável nesses tempos frios e chuvosos.

janel174